20 de jan. de 2011

Sociedade Brasileira de Astronomia recebe indicações para conselhos da ESO

(MCT / JC) Com a assinatura do Acordo de Adesão à Organização Europeia de Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO), o Brasil já pode participar de quatro colegiados da organização: Conselho da ESO, sua instância mais alta, Comitê de Finanças, Comitê de Usuários e Comitê Técnico-Científico

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), na edição extra de seu Boletim Eletrônico, de 17 de janeiro, convida os astrônomos brasileiros a se candidatarem ou a propor candidatos ao Conselho e ao Comitê Técnico-Científico (CTC) da ESO.

O Ministério da Ciência e Tecnologia deve indicar dois representantes do país para integrarem o Conselho da ESO (um deles, necessariamente, precisa ser astrônomo). Tais indicações devem ser feitas com certa urgência, até a primeira semana de fevereiro, para que os representantes brasileiros já possam participar da próxima reunião do Conselho da ESO, marcada para os dias 1º e 2 de março.

Para ter um representante no Comitê Técnico-Científico, o Brasil deve encaminhar à ESO lista tríplice com nomes de alta competência técnica e científica comprovada. A próxima reunião desse Comitê será realizada em 12 e 13 de abril deste ano, mas a escolha do delegado brasileiro, com base na análise do currículo de cada candidato indicado na lista tríplice, deve ser feita na reunião do Conselho de 1º e 2 de março.

A SAB salienta a importância da nossa representação no Comitê Técnico-Científico: o Brasil quer intensa participação no desenvolvimento e construção de instrumentos, atividade considerada estratégica para o país.

As indicações pessoais ou de candidatos para os postos devem ser enviadas até às 12h do dia 28 de janeiro, para o e-mail: soc.astro.bras@gmail.com

Os nomes serão encaminhados ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que poderá submetê-los, se assim o decidir, ao diretor geral da ESO, Tim de Zeeuw.

O Brasil terá ainda um delegado no Comitê de Finanças e outro no Comitê de Usuários. Indicações para estes postos serão solicitadas posteriormente pela SAB.

Mais informações sobre os comitês da ESO podem ser obtidas em:

http://www.eso.org/public/about-eso/committees.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente