18 de set. de 2012

Ciência às 19h aborda conceitos sobre massa e bóson Higgs (SP)



(Agência Ciência Web) O programa Ciência às 19h traz nesta terça-feira (18) mais uma palestra, desta vez com o tema “O que é massa? E o bóson de Higgs?”. O evento é promovido mensalmente pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, e será realizado às 19h, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC).

O palestrante será o Prof. Dr. Carlos Garcia Canal, do Departamento de Física da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Ele vai abordar questões como as origens da massa e da inércia.

Através da evolução dos conceitos sobre a constituição da matéria, Canal também vai defender que a massa dos corpos macroscópicos se deve à massa e interações de seus constituintes, ou seja, os átomos, núcleos atômicos e partículas elementares, como quarks e elétrons. O Bóson de Higgs é uma partícula elementar que permite às demais possuírem diferentes massas.

O Ciência às 19h oferece palestras gratuitas e é coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira. O objetivo é aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível.

O evento será realizado no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), que fica no Campus 1, Av. Trabalhador São-carlense, 400.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-8075 e 3373-8689
E-mail: laf@ifsc.usp.br
Site: www.ciencia19h.ifsc.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente