14 de set. de 2012

Museu de astronomia debate mitologia e ciência no fim de semana (RJ)



(Melhor Celular) No sábado (15), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), do Rio de Janeiro, convida o público a desvendar um antigo mito grego que explicava o fenômeno das estações do ano: a história de Perséfone, filha da deusa da agricultura, Demeter. Após uma encenação do mito, os mediadores do Mast irão confrontar a história grega com a explicação cientificamente aceita atualmente. A oficina Contando Mitos, destinada ao público geral, será às 16h.

No fim de semana, o Mast proporciona uma oportunidade de observação celeste: os visitantes poderão escolher olhar para o céu diretamente por meio de um telescópio do século XX ou através de uma projeção dentro de uma cúpula inflável.

A observação de estrelas, planetas e galáxias através de telescópios antigos será realizada das 18h às 20h no sábado. O Programa de Observação do Céu é dividido entre exibição de vídeo, palestra O céu do mês e a observação propriamente dita. Em caso de chuva ou céu nublado, os visitantes não poderão utilizar os telescópios.

Quem deseja conhecer os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar e a mitologia grega associada às constelações, entre outros temas, através de uma projeção dentro do Planetário Inflável uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro que simula o céu estrelado em duas sessões , deverá ir ao museu no domingo (16) às 15h e às 17h.

Visita orientada
No fim de semana, o público ainda terá a oportunidade de conhecer o Mast fazendo uma visita orientada. Na atividade, um mediador acompanhará os interessados por um passeio pelo museu, onde conhecerão o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala montado no campus, os pavilhões com as cúpulas de observação celeste e parte da coleção de instrumentos científicos. No sábado, a visita ocorrerá em dois horários, às 15h e 17h. Já no domingo, acontecerá às 16h. Caso o tempo não esteja favorável, as atividades externas serão substituídas pela exposição As Estações do Ano Terra em Movimento.

A entrada e todas as atividades são gratuitas. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. O telefone para informações é (21) 3514-5200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente