24 de abr. de 2014

Aluna de Guarus se destaca no 7º Encontro de Astronomia e Astronáutica

O campus Guarus do Instituto Federal Fluminense sediou o evento, organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, nos dias 11 e 12 de abril.


(IFF) Astrônomos renomados de oito países — como Canadá, Estados Unidos, Itália e Marrocos — se reuniram para apresentar palestras e trocar informações com professores, estudantes e comunidade. Dividindo espaço com os palestrantes, a estudante Phâmela dos Santos Lopes, de apenas 18 anos, aluna do curso de Eletrônica Naval do campus Guarus, que visitou a NASA, agência do Governo dos Estados Unidos da América responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

“Foi uma experiência especial. Tivemos a oportunidade de conhecer a primeira mulher a ser comandante de uma Estação Espacial, Peggy Whitson, e nos tornamos o primeiro grupo latino-americano a ser recepcionado por uma astronauta, com quem conversamos e fizemos perguntas”, disse. “Durante a viagem, também palestrei em uma universidade sobre o trabalho que desenvolvo no campus Guarus”, ressalta.

Phâmela, que apresentou a palestra 'Primeiro sistema brasileiro de Câmeras All Sky' com o estudante Guilherme Franco, atua no Observatório Marcomede Rangel Nunes, situado no bloco C da instituição. Junto com o coordenador Christiano Carvalho, ela trabalha em um novo projeto. “Estamos tentando melhorar o espaço, divulgar a astronomia expondo mais vezes os telescópios, para que outras pessoas possam ser motivadas a estudar e compreender um pouco mais sobre a área. Posteriormente, meus planos talvez sejam cursar Física ou Engenharia e, quem sabe um dia, trabalhar na NASA”, planeja.

Entre os participantes, também estavam o astrofotógrafo australiano David Malin, famoso mundialmente por fotografias do espaço, e o engenheiro de voo italiano Paolo Nespoli, que já realizou dois voos espaciais.

Para o presidente do Clube de Astronomia campista, o professor e físico Marcelo de Oliveira, o evento superou as expectativas. “O que mais nos impressionou foi a quantidade de pessoas presentes. Tivemos belas apresentações musicais e palestras, novas parcerias estão surgindo. Campos é privilegiada por receber este encontro ”, afirmou.

O evento contou com apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura Municipal, do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Agência Espacial Brasileira e do escritório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), além de instituições internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente