27 de fev. de 2015

Câmara projecta construção de Observatório Astronómico

(A Guarda - Portugal) A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo pretende instalar no concelho um Observatório Astronómico, que terá importância nacional e internacional. “Vai ser criada, em breve, uma Comissão Científica Internacional, para fazer o desenvolvimento do projecto que consideramos que seja estruturante não só para o concelho, como para o distrito da Guarda e para o país. Será um projecto de importância nacional e internacional”, referiu ao Jornal A Guarda o presidente da autarquia.

De acordo com Paulo Langrouva, a Comissão Científica será liderada por Pedro Russo, um filho da terra e um investigador de renome mundial na área da astrofísica, que recentemente recebeu um prémio europeu no valor de dois milhões de euros, para um projecto internacional que coordena na Universidade de Leiden, na Holanda, de divulgação e educação em astronomia e ciências do espaço. O projecto internacional recebeu dois milhões de euros de financiamento do programa europeu Horizonte 2020, para os próximos três anos. Este projecto é considerado o melhor programa educativo europeu em ciência.

Licenciado em Astronomia, Pedro Russo já coordenou, em 2009, o Ano Internacional da Astronomia. O autarca reconhece que Pedro Russo “será uma mais-valia para dinamizar um projecto desta envergadura. Será um projecto de dimensão nacional e internacional e será um marco estruturante para o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo”.

Paulo Langrouva adiantou ainda que o Observatório Astronómico ainda não tem localização definida, mas é certo que “não será na sede do concelho”. O projecto, a candidatar a fundos europeus, que terá uma vertente científica, educacional e cultural, está orçado em cerca de 300 mil euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente