7 de jul. de 2015

MCTI apresentará evolução do conhecimento sobre a luz

(JC) O Ministério terá um pavilhão de 2,1 mil m² na ExpoT&C. No local, o público conhecerá também os principais projetos de 30 entidades vinculadas à pasta. De acordo com a presidente da SBPC, Helena Nader, os debates abordam temas desde as ciências humanas e exatas a até as políticas públicas de CT&I

Sempre no mês de julho, a comunidade científica brasileira se mobiliza para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) será a sede da 67º encontro, que acontecerá de 12 a 18 de julho. Uma das principais atrações do evento é a ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Neste ano, os dois pavilhões climatizados que abrigam os expositores terão 6 mil metros quadrados (m²). Um deles será do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O espaço, de 2,1 mil m², terá estandes para apresentar os principais projetos, produtos e serviços de 30 entidades vinculadas à Pasta.

Na área central do pavilhão do MCTI na ExpoT&C, o publico poderá interagir com tecnologias associadas à luz. Um painel de 90 m² terá projeções ilustrativas sobre diversos temas que representam ações do Ministério e das suas entidades, como animações sobre lançamento de um foguete, a construção de um avião, bibliotecas digitais e como é controlada a Hora Legal do País.

Vinte painéis com holografias apresentarão ao público a evolução do conhecimento do homem sobre a luz e as diversas aplicações dela na sociedade, desde a Idade da Pedra até os tempos atuais, como o Teatro de Sombras – arte milenar oriental que, por meio de um foco de luz e objetos, utiliza a sombra projetada em uma tela branca para contar histórias –, o Zootrópio, precursor do cinema, e a Luz Síncrotron, radiação utilizada na investigação no nível atômico e molecular das propriedades dos diferentes materiais orgânicos e inorgânicos.

Com a temática, “Luz, ciência e ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, a expectativa da organização é de que 20 mil pessoas passem, por dia, pelo evento. A Reunião é aberta a cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, e profissionais liberais.

Programação científica
Paralelo à ExpoT&C, a 67ª Reunião Anual da SBPC contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias. De acordo com a presidenta da SBPC, Helena Nader, os debates abordam temas desde as ciências humanas e exatas a até as políticas públicas de CT&I. “Discutimos a ciência de uma forma ampla. É comum termos em uma única mesa especialistas da área de humanas, das engenharias e outro das ciências debatendo o mesmo tema”, explica a presidenta.Clique aqui para acessar a programação completa.

Por se tratar do maior evento científico da América Latina, a reunião conta com programações específicas para os diferentes públicos. A SBPC Indígena, por exemplo, que acontece pela segunda vez, conta com atividades e debates específicos, abertos ao público, fomentando um espaço de discussão e elaboração de documentos pelos indígenas presentes. A UFSCAR tem recebido estudantes indígenas desde 2008 em todos os cursos que oferece. A instituição tem um vestibular específico para os índios.

Neste ano, a novidade é a SBPC Inovação. Serão 13 atividades voltadas para debater temas que impactam diretamente as atividades de pesquisa e desenvolvimento da comunidade científica focada em inovar, desenvolvendo novos métodos, técnicas e/ou produtos para a indústria e a sociedade. “Essa programação foi criada por causa de São Carlos, uma cidade cheia de inovação. Lá temos com dois parques tecnológicos, duas universidades e a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]”, contou Nader.

A Praça da SBPC Cultural, no campus da UFSCAR, vai receber espetáculos de dança, música, teatro e diversas intervenções artísticas. Espetáculos e shows também acontecerão no SESC São Carlos, no CineUFSCAR, no Cine São Carlos, no Teatro Municipal e outros espaços da cidade.

No último dia do evento, sábado (18), será realizado o Dia da Família na Ciência, que contará com programações voltadas para interação com a comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas.

Para mais informações, acesse www.sbpcnet.org.br/saocarlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente