3 de jul. de 2015

Observatório Dietrich Schiel - Minicurso de Eclipses Solares e Lunares



Minicurso de Eclipses Solares e Lunares (curso de férias - julho/2015 - aprofundamento)
Inscrições abertas, a partir de 30 de junho de 2015, para o minicurso de Aprofundamento em Eclipses Solares e Lunares do Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP em São Carlos.

Objetivo: Apresentar o tema dos eclipses em um nível que permita não só compreender a essência do fenômeno, repassando conceitos apresentados no curso de Introdução à Astronomia, mas conhecer as suas causas, relacionadas à geometria das órbitas, bem como a interpretação das cartas canônicas que contêm as informações detalhadas sobre cada eclipse previsto.

Público-alvo: interessados em geral com idade igual ou superior a 14 anos. O público pensado para esse minicurso é bastante heterogêneo, englobando o perfil do público visitante aos finais de semana: profissionais das mais diferentes áreas, jovens interessados em ciências, pessoas da terceira idade, professores etc. Para acompanhar este minicurso, não é necessário que os interessados tenham feito o minicurso de Introdução à Astronomia.

Duração: o minicurso tem duração de quatro dias, com carga horária de 08 horas, do dia 28 ao dia 31 de julho/2015.

Horário: de terça (dia 28 de julho) à sexta-feira (dia 31 de julho), das 15h00 às 17h00.

Local do curso: dependências do Observatório Dietrich Schiel que fica no Campus 1 da USP de São Carlos (SP), acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Inscrições: a partir do dia 30 de junho de 2015 até o primeiro dia do minicurso (28 de julho de 2015). Podem ser feitas pessoalmente no Observatório, por telefone, ou por e-mail:
· Telefone: (16) 3373-9191, de segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
· E-mail: cda@cdcc.usp.br

Para a inscrição é necessário fornecer:
· nome ,
· data de nascimento,
· pai ou responsável (no caso de menor de 18 anos),
· telefones de contato,
· endereço completo (com CEP),
· e-mail e
· escolaridade .

Número de Vagas: 50

Ministrantes: André Luiz da Silva (astrofísico) e Jorge Hönel (físico), auxiliados por membros da equipe de monitores do Observatório.

Curso gratuito. Ao final será concedido um certificado de participação para quem obtiver um mínimo de 75% de presença.

Mais informações:
(016) 3373-9191 ou acesse:
http://www.cdcc.usp.br/cda/cursos/2014/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente