7 de jul. de 2017

Asteroid Day 2017 ocorrerá em Sorocaba, na UFSCar

Evento é realizado pela primeira vez na Região Metropolitana de Sorocaba, sob a coordenação do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga

Nesta sexta-feira, dia 07 de julho, às 16:00hs, o Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá a palestra “Por que devemos nos preocupar com os asteroides próximos à Terra?”, ministrada por Rodrigo Felpe Raffa, aluno do curso de Física da UFSCar e astrônomo aspirante da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A ação integra o circuito do Asteroid Day 2017, evento de caráter educacional e científico que será realizado pela primeira vez na Região Metropolitana de Sorocaba, sob a responsabilidade do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga.

O Asteroid Day é um dia global anual voltado à sensibilização para os riscos advindos por impactos de asteroides e a busca de soluções para a proteção da vida na Terra. Foi sancionado pelas Nações Unidas em 2016, congregando instituições astronômicas, escolas, universidades, centros de pesquisa e pessoas de várias partes do mundo. Celebrado tradicionalmente no dia 30 de junho, recorda o maior impacto asteroidal da história recente, o “Evento de Tunguska” (1908), o qual atingiu a região da Sibéria (Rússia) legando um saldo de mais de 1000 feridos e 8 milhões de árvores destruídas.

O Brasil lidera o ranking mundial do Asteroid Day no ano de 2017, ultrapassando a marca de mais de 100 atividades, recorde de todas as edições do evento. Em Sorocaba, a palestra é aberta ao público, emitirá certificados de participação e acontecerá no auditório do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/464354403917019/.

Serviço:
Asteroid Day 2017
Data: 07 de julho (sexta)
Horário: 16hs às 18hs (previsão de encerramento)
Local: Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Endereço: Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), S/N, Km 110, Bairro do Itinga - Sorocaba/SP - CEP: 18052-780
Facebook: https://www.facebook.com/events/464354403917019/
Classificação etária: Livre
Grátis | Não é necessário fazer inscrição para participar

Sobre o Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga
O Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga é uma associação civil que visa fomentar a divulgação e o ensino de astronomia às escolas e ao público em geral, congregando astrônomos profissionais e amadores em seu quadro de membros. Fundada no ano de 2015 em Itapetininga/SP por Rodrigo Felipe Raffa, a entidade desenvolve continuamente iniciativas na Região Metropolitana de Sorocaba, mantendo parceria oficial com a NASA (Agência Espacial Americana). Site: https://clubecentauri.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente