12 de dez. de 2018

Planetário de Santo André oferece curso de Cientista Mirim nas férias de janeiro

Objetivo é estimular jovens astrônomos amadores; Inscrições podem ser feitas até dia 14 de dezembro


(Prefeitura de Santo André) Santo André, 7 de dezembro de 2018 - Em janeiro, o Planetário e Cinedome, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, traz uma novidade para as crianças interessadas em aprender mais sobre astronomia: o curso de cientista mirim. Em quatro encontros que irão acontecer uma vez por semana durante o mês de janeiro, os participantes vão aprender sobre os princípios e a história da astronomia, além de técnicas observacionais para que ao final do curso sejam astrônomos amadores.

Desenvolvido com um formato diferenciado, para despertar o interesse das crianças em aprender ciências, mesmo durante as férias, o curso contará com atividades no Núleo de Observação do Céu, que fica na área externa do pavilhão e que conta com telescópios adequados para observação do sol, no Laboratório Astronômico, que é a área que envolve a cúpula do Planetário, onde há diversos painéis e recursos para o ensino da astronomia, e ta,bem na sala de projeção do Planetário e Cinedome.

“O curso vai ter muita investigação científica, o que é bastante divertido, pois é proposto um desafio e através de uma série de perguntas sobre os conteúdos abordados e, com a mediação dos mediados pelos planetaristas, as crianças conseguirão esclarecer os assuntos da astronomia”, explicou a coordenadora do Planetário Rachel Zuchi Faria. Além disso estão programadas oficinas “hands off”, em que as crianças colocam a mão na massa, e a utilização do software Stellarium, que é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário, bem como do projetor, já que as crianças simularão uma prática de planetarista.

O curso é gratuito e o estudante deve estar cursando o 4°, 5° e 6º ano do ensino fundamental. às aulas acontecem Às terças-feiras, das 13h às 16h. Às inscrições vão até sexta-feira (14), ou até todas as vagas serem preenchidas.

Para se inscrever é preciso que seja enviado um e-mail para sabina@santoandre.sp.gov.br manifestando o interesse na participação. O candidato receberá um e-mail resposta contendo a ementa, informações para realização de inscrições e ficha de inscrição. A inscrição só será realizada após o envio da ficha de inscrição preenchida pelo candidato.

As crianças que cumprirem no mínimo 9 horas de curso terão direito a um certificado expedido pela Sabina Escola Parque do Conhecimento, Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler e Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (IPRODESC).

Mais informações pelo telefone: (11) 4422-2017

PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

CURSO CIENTISTA MIRIM
Nas terças-feiras: 8, 15, 22 e 29 de janeiro, das 13h às 16h.
Objetivo: Apresentar os princípios e a história da astronomia e estimular jovens astrônomos amadores.
Requisito: Ser estudante do 4°, 5° e 6º ano do ensino fundamental.
Número de vagas: 50 (cinquenta).
Local: Planetário e Cinedome de Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente