11 de jan. de 2019

Fim de Semana no Museu de Astronomia - Rio de Janeiro/RJ


Atividades gratuitas para o visitante conhecer detalhes das exposições do museu e se divertir com as projeções do Planetário Inflável

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai oferecer neste sábado (12) e domingo (13) atrações gratuitas e visitas guiadas para o público poder desvendar diversas curiosidades sobre o Universo. Será uma oportunidade para conhecer as exposições em destaque e também o Campus, onde o visitante se depara com cúpulas e lunetas que foram usadas por gerações de cientistas para estudar o céu.

A dica é chegar às 14h e começar uma viagem no tempo e no espaço, visitando as exposições que são um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Com a Visita Guiada, o público vai conhecer as mostras em destaque, a exemplo da exposição Estações do Ano: Terra em Movimento, que conta com uma cenografia de céu e aborda Astronomia básica com os ciclos das estações do ano, dos dias e das noites e das fases da Lua por meio diversos aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos e painéis.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer a mostra Experiências Virtuais em Realidades Digitais, que reúne obras que unem tecnologias de interação digital com os saberes inerentes ao campo do Design. A mostra é uma parceria entre o MAST e a PUC-Rio, e exibe objetos que permitem ao público a oportunidade de mergulhar em universos alternativos, lançando mão de recursos de realidade virtual e realidade aumentada. Outro destaque é a mostra individual Anna Bella Geiger - Local da Ação, que reúne 12 gravuras com temática relacionada à cartografia, e mistura técnicas e sentimentos, resultando em uma viagem à história do Brasil. São gravuras que remetem ao início da história do país, em que a artista retrata a costa brasileira cobiçada pelo mundo, a invasão de povos que disputavam o domínio territorial e ajudaram a formar as nossas raízes.

Outra atração é o Planetário Inflável Digital, com sessões às 15h, 16h e 17h, onde o público vai poder ver as projeções do céu, observando e entendendo os movimentos celestes e também conhecer as constelações mitológicas. Será possível entender o movimento aparente das estrelas, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais terrestres. O Planetário também será destaque no domingo (13), dando a oportunidade para o visitante conhecer as principais características do sistema solar, com temas como ecologia, exploração espacial e vida em outros planetas.

Ao longo do mês de janeiro, o MAST não está realizando a Observação do Sol e o Programa de Observação do Céu. As atrações retornam no próximo mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente