Em 2009 fazem 25 anos da primeira edição do livro Conceitos de Astronomia, de Roberto Boczko. Além de transmitir através de suas páginas a competência de seu autor no ensino da Astronomia, esta obra se transformou numa das maiores provas de que, para virar objeto obrigatório na biblioteca de um astrônomo, não precisa obrigatoriamente ter imagens bonitas dos corpos celestes. Graças à sua linguagem e abordagem didática, o Conceitos de Astronomia ultrapassou bibliotecas e livrarias para fixar um lugar na memória e no cotidiano de vários amantes da Astronomia.
Confira alguns depoimentos:
"Boczko é um amigo, esteve comigo em Fortaleza em dezembro de 1984. Veio com sua esposa a passeio e me procurou no Observatório Astronômico do Colégio Christus, quando eu era diretor desse observatório. Instalei e dirigi esse observatório por 10 anos (1982 a 1991). Na ocasião, Boczko me ofertou seu livro - " CONCEITOS DE ASTRONOMIA"- o qual eu li, usei por muitos anos e ainda uso quando ministro cursos de Astronomia nos diversos níveis. O Livro é excelente!!! Tenho uma carta do Boczko, dirigida a mim, escrita com seus próprios punhos. Esse original está intacto e data de 8 de janeiro de 1985. Guardo até hoje."
Dermeval Carneiro,
presidente da SBAA e Diretor do Planetário Rubens de Azevedo
---x---
"O livro Conceitos de Astronomia do Prof. Boczko faz parte de nossa biblioteca. Há muitos anos recebemos uma cópia do autor, que já conhecia desde 1985, e esteve aqui no Planetário para proferir palestra há alguns anos. Sempre comentei e o faço até hoje, que jamais conheci outro professor de astronomia com a capacidade de transferir conhecimentos como o Boczko. Nunca lhe será reconhecido com o respeito e admiração que ele merece. Não digo em hipótese nenhuma que não tenhamos outros com este dom de realmente saber ser mestre e não apenas conhecer, mas o Boczko é uma figura ímpar."
Francisco José M Rocha,
Diretor do Planetário da UFSM
Diretor do Planetário da UFSM
---x---
"Tanto o Planetário da UFSC como a Estação Costeira1 possuem exemplares deste livro fundamental para a astronomia observacional.Recentemente o livro é usado na comparação dos cálculos astronômicos utilizados no período de 1890-1909 pelo José Brazilício de Souza (Projeto Brazilício)."
Alexandre Amorim,
da Estação Costeira1
---x---
"Estávamos aproximando do fim do ano de 1989. Eu vinha realizando uma frenética busca de informações sobre o tema: "calendários", e em conversa animada com o Cristóvão Jacques no CEAMIG, quando sua sede estava localizada no Museu de História Natural, ele informou-me que encontraria uma excelente introdução a esse estudo no capítulo I do livro: "Conceitos de Astronomia". É importante frisar que o exemplar era de sua propriedade, sendo que fez a concessão de empréstimo para que eu pudesse estudar o tema.
Diante daquelas "Noções de Calendário", pude concluir esse estudo e apresentar o tema, numa animada palestra no CEAMIG que realizou-se no dia 13 de janeiro de 1990.
Passaram os anos e já estávamos no ano de 2001, quando então tive a oportunidade de realizar o "Curso Superior de Estudos de Astronomia" promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde a cadeira de "Astronomia Geral" teve como professor Roberto Boczko. Já conhecia seu livro e alguns de seus trabalhos, porém ele próprio, pessoalmente até o início das aulas (04/08/2001) não. Assim (é honradamente) tive a oportunidade de ter o professor Boczko como mestre.
Em suas andanças por livrarias da capital mineira, meu grande amigo Kleber Ribeiro dos Santos e sua esposa, conseguiram localizar numa livraria o "Conceitos de Astronomia" e como havia comentado com eles que conhecia a obra, mas não possuía o exemplar, pois estava difícil encontrar em livrarias de Belo Horizonte, fizeram a aquisição e presentearam com um exemplar.
Ocorre que dentro da matéria de física, nosso professor entre diversas atividades, deu como tema opcional de trabalho: "Dinâmica de Orbitas Celestes". Como selecionar o material? Mesmo com uma gama enorme de bibliografia que dispunha na Biblioteca do CEAMIG, não pude deixar de realizar a consulta dos capítulos XV, XVI e XVII do livro do prof. Boczko. Somente vale aqui ressaltar que face nossos contatos freqüentes em Ouro Preto-MG , solicitei a devida autorização, ajuda, orientação para utilizar como fonte e bibliografia o livro “Conceitos de Astronomia”.
A resposta não foi outra senão sua autorização, como também a monografia recebeu diversas menções elogiosas, pois abordou em sua estrutura dentre outros, os seguintes tópicos: A – Cônicas: a .1 – Estudo da Elipse a ..2 – Elementos Orbitais a .3 – Equação de Kepler a .4 – Equações aproximadas do movimento Elíptico B – Leis de Kepler b.1 – Movimento elíptico ou Kepleriano b.2 – Formas Geométricas das Orbitas. b.3 – Orbita Osculatriz C – Leis de Newton c.1 – Gravitação Universal c.2 – Prova da validade da lei da gravitação universal c.3 – Problema dos 2 corpos c.4 - Noções sobre perturbações: Problema dos 3 corpos.
Essas doces e alegres reminiscências são frutos de uma grande paixão, o que somente a ciência astronômica em seus diversos níveis de estudos é capaz de levar seus partícipes: A felicidade."
Antônio Rosa Campos,
do CEAMIG - Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais
e REA - Rede de Astronomia Observacional
do CEAMIG - Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais
e REA - Rede de Astronomia Observacional
---x---
"Este livro realmente foi um marco para os meus estudos em Astronomia, já que além de ser raro bons livros em portugues sobre o assunto naquela época, é magistralmente bem ilustrado e com uma excelente didática. Anos mais tarde, ministrei a cadeira de Astronomia de Posição na Faculdade de Engenharia de Agrimensura e usei este livro como fonte de consulta para as minhas aulas, além de o ter indicado para os alunos o seguirem. Graças ao amigo David H. Fortune ( que já se foi) e a este livro, pude ter bons fundamentos de Astronomia de Posição."
Cristovao Jacques,
do CEAMIG e BRASS
---x---
"Tenho a sorte de ter e consultar esporadicamente o livro do Prof. Boczko com apenas um esticar de braço. Ele está na minha frente! Numa época em que os livros de astronomia eram raros nas livrarias de SP e a Internet engatinhava, o lançamento da Edgard Blucher (só poderia ser ela) foi surpreendente.
Comprei-o apenas para ver o capítulo sobre órbitas elípticas e gravitação e confesso que a astronometria não é minha preferência, mas como é impossível conhecer tudo, ter uma fonte de referência dessa qualidade é quase obrigatório para os interessados.
Conheci o prof Boczko pessoalmente anos depois numa palestra. O que só reforçou minha admiração por ele."
Comprei-o apenas para ver o capítulo sobre órbitas elípticas e gravitação e confesso que a astronometria não é minha preferência, mas como é impossível conhecer tudo, ter uma fonte de referência dessa qualidade é quase obrigatório para os interessados.
Conheci o prof Boczko pessoalmente anos depois numa palestra. O que só reforçou minha admiração por ele."
Paulo Cardinali
---x---
"Quando criança sempre ouvia meu pai falar sobre o Boczko. Papai teve a oportunidade de trabalhar junto com ele nas aulas de cursinho e seu comentário era sempre em relação à genialidade e o profundo respeito que possuía pelo Boczko.
Quando tive a oportunidade de conhecê-lo, numa palestra que meu pai fez questão de me levar, eu o olhava como o mestre de todos os professores. Aquele encontro na minha visão de criança parecia um desenho animado onde eu havia encontrado um super-herói.
O tempo foi passando e os contatos aumentando. Boczko me incentivou em diversos trabalhos que desenvolvi dando-me não apenas orientação de conteúdo, mas também orientação de vida.
Dos fatos que me marcaram, além de aceitar prontamente a escrever o prefácio do meu livro, foram às aulas que tive como aluno especial de Astrometria no IAG-USP. Lembro-me do dia que encontrei o professor na porta de entrada do IAG. Seguindo seus passos, passamos pela portaria, pela secretaria, pela faxineira e por tantos outros funcionários. Para todas as pessoas que estavam no seu caminho ele parava, cumprimentava e perguntava se estava tudo em ordem. Naquele dia vi que no mestre de todos os professores que idealizei um dia como criança existe também uma pessoa dotada de imensa humildade.
Do seu livro tenho poucas histórias ao não ser de que me deu apoio importantíssimo para meu mestrado, porém da sua vida não cabem linhas de agradecimentos e aprendizados que tento imitá-los. Ao mestre com carinho!"
Marcos Calil,
Chefe da Escola Municipal de Astrofísica
Astrônomo e apresentador do programa Momento Astronômico - Climatempo
Chefe da Escola Municipal de Astrofísica
Astrônomo e apresentador do programa Momento Astronômico - Climatempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente