Serão 5 palestras, entre 25 e 29, a partir das 18h30, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
(Estadão) Especialistas internacionais em energia escura, o estranho fenômeno que está acelerando a expansão do Universo e que corresponde a 70% de toda a energia do cosmo, farão palestras gratuitas no Rio de Janeiro na próxima semana, com tradução simultânea. Os eventos também terão transmissão ao vivo pela internet.
Serão cinco palestras, entre os dias 25 e 29 de maio, a partir das 18h30, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o CBPF (rua Xavier Sigaud, 150, Botafogo). A transmissão online será feita pelo website http://www.des-brazil.org/, e o evento faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia.
O site que transmitirá as palestras pertence à parte brasileira do projeto Dark Energy Survey (DES), uma colaboração internacional de cientistas que busca determinar a natureza desta energia misteriosa. Também na próxima semana, o Rio sediará uma reunião internacional do DES, que acontece no CBPF e no Observatório Nacional.
A partir de 2011, o DES vai mapear uma área do céu próxima ao polo sul galáctico de 5 mil graus quadrados, ou cerca de um oitavo da área total do céu.
O objetivo do projeto é descobrir o que é a energia escura e qual a sua abundância e variação ao longo da história do Universo. Para isso, serão observados e identificados cerca de 300 milhões de galáxias, 20 mil aglomerados de galáxias e duas mil supernovas.
A programação das palestras é a seguinte:
25/05 - Ravi Sheth, Universidade da Pensilvânia: "A Matéria Escura"
26/05 - Joshua Frieman, Universidade de Chicago: "Supernovas e a Energia Escura"
27/05 - Timothy McKay, Universidade de Michigan: "Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura"
28/05 - Bhuvnesh Jain, Universidade da Pensilvânia: "As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura e a Energia Escura"
29/05 - Enrique Gastañaga, Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha: "A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente