9 de jun. de 2009

Cápsula do Tempo e Estações sem Fronteiras (RJ)

(CALC / Urânia) No dia 21 de junho o Clube de Astronomia Louis Cruls realizará diversas atividades para marcar o início do inverno no hemisfério Sul.

Pela manhã será realizado o evento cápsula do tempo. Uma atividade organizada pelo programa UNAWE no Brasil e no Uruguai. Tal evento contará com a participação do Astrononauta Brasileiro, Marcos César Pontes.

Esta atividade consiste em convocar as crianças dos países envolvidos para que enviem contos, poemas, canções ou relatos sobre o que pensam sobre a Astronomia e a Conquista Espacial, e como acreditam que as viagens espaciais e o avanço das descobertas astronômicas podem mudar o mundo nos próximos anos.

A idéia é fazê-las refletir sobre quais coisas do mundo científico atual e do seu cotidianoelas selecionariam e como as representariam se tivessem que fazer uma escolha para colocar em uma nave espacial e qual o critério que considerariam. Mensagens para o futuro próximo…

Essa nave espacial terá como destino elas mesmas, porque será uma cápsula do tempo que vamos enterrar no dia 21 de junho de 2009 e que somente será aberta no dia 5 de setembro de 2017 (aniversário dos 40 anos de lançamento da nave Voyager I), quando as crianças poderão recordar suas crenças de infância e sobretudo redescobrir suas esperanças.
O endereço na internet do evento é:http://capsuladotempo.wordpress.com

Em Campos (RJ) o evento será realizado no Jardim São Benedito, através de uma parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e o Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET-Campos), com apoio do CNPq e do programa UNAWE.

Após esse evento será realizado o evento "Estações sem Fronteiras" (Seasons Without Borders). Nesse evento, grupos do Brasil e de diversos países do mundo estarão em contato. Será uma maneira de termos grupos do hemisfério Sul e do hemisfério Norte em contato, com os estudantes presentes podendo, através de um sistema de video-conferência, perceber o início do Verão no Hemisfério Norte e o início do Inverno no Hemisfério Sul. Estaremos também construindo relógios de Sol analêmicos para serem inaugurados no dia 21 de junho. Este evento está sendo realizado através de uma parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, o Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET-Campos) e os Astrônomos sem Fronteiras, com apoio do CNPq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente