9 de jul. de 2009

Júpiter ajudará a encontrar Netuno

(Engenharia & Astronomia) Esta semana, Netuno estará novamente em conjunção com Júpiter, e com algumas preparações, você pode encontrá-lo a qualquer momento durante a semana que vem. [Lembre-se, porém, que em binóculos ou pequenos telescópios, Netuno irá aparecer como um ponto de luz parecido com uma estrela. Somente telescópios muito grandes podem resolver detalhes no mundo distante.]

O brilho de objetos no céu é medido por um sistema de magnitudes, uma escala onde as estrelas mais brilhantes são descritas como de 1ª magnitude, e as mais fracas que podem ser vistas a olho nú como de 6ª magnitude. Então é uma escala inversa: quanto mais fraco é um objeto, maior é sua magnitude numérica. Netuno é um objeto de 8ª magnitude, duas magnitudes mais fraco que as estrelas mais fracas vistas pelo olho nú, por isso binóculos ou telescópios são necessários para torná-lo visível.

Normalmente, encontrar Netuno entre as estrelas é como achar uma agulha em um palheiro.

Requer cartas celestes detalhadas e uma grande quantidade de paciência. Porém, esta semana Júpiter irá fazer todo o trabalho sujo para você, e ele irá tornar a detecção de Netuno muito fácil.
Você ainda irá precisar de um binóculos ou um telescópio para ver Netuno, mas o processo de encontrá-lo será bem fácil.


Como encontrar Netuno
O mapa mostra as posições dos objetos na manhã do dia 12 de Julho, mas as posições dos planetas não irão mudar muito na semana. Ambos os planetas estão se movendo da esquerda para a direita relativo a Mu Capricorni, Júpiter está se movendo bem mais rápido que Netuno.

Netuno irá ser o único objeto brilhante (além de Mu Capricorni) logo ao norte de Júpiter na próxima semana. Você poderá encontrá-lo a qualquer noite esta semana.

Comece com Júpiter, às 3:00 a.m. ele será de longe o objeto mais brilhante no céu. Vênus é mais brilhante, mas ele ainda não nasceu. Com um binóculos ou um telescópio você irá ver Júpiter com suas luas Galileanas.

Vá um pouco para cima no céu, e você irá ver a estrela de quinta magnitude, Mu Capricorni. Vá um pouco mais para cima e lá estará o planeta Netuno, bem mais fraco que Mu Capricorni. Já que Netuno está tão longe, ele irá ser visto com a aparência de uma estrela, mas para os maiores telescópios ele será visto como uma bolinha azul esverdeada, bem diferente de outras estrelas.

Parabéns! Você duplicou as observações de Galileu em 1612 e 1613, e viu um planeta que a maioria dos astrônomos amadores apenas sonham em ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente