Objetivo é popularizar o conhecimento básico em Astronomia, formando cidadãos mais interessados na temática pela prática e estudo da ciência
(Puc Minas / JC / Urânia) O Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC Minas (Gaia), com apoio da Fundação de Parques Municipais e da Prefeitura de Belo Horizonte, promove, neste sábado, 11 de julho, das 19h às 22h, mais uma edição do Projeto Jornada nas Estrelas, no Parque das Mangabeiras.
O evento integra as comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA), declarado pela ONU em razão dos 400 anos da primeira observação telescópica feita pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.
Dentro de um planetário instalado no local, será montada uma cúpula inflável, e, em seu interior, haverá apresentações de trinta minutos, nas quais o público terá uma visão geral do céu, com destaque para as constelações e o movimento aparente da abóbada celeste, o hemisfério celeste visível. Para essas apresentações, haverá distribuição de número limitado de senhas no local. O projeto conta também com palestras sobre temas básicos de astronomia.
Na observação astronômica com telescópios, poderão ser vistas as constelações do Cruzeiro do Sul e do Escorpião; Aglomerado Globular Omega Centauri; Aglomerados Abertos Caixinha de Jóias. Também haverá a presença de integrantes do fã-clube do Star Wars, que comparecerão caracterizados como personagens da série. Haverá performances inspiradas em cenas dos filmes.
O objetivo do Projeto Jornada nas Estrelas é popularizar o conhecimento básico em Astronomia, formando cidadãos mais interessados na temática pela prática e estudo da ciência. Busca, ainda, criar um momento em que as pessoas possam receber informações e tirar suas dúvidas sobre o assunto. As próximas edições do projeto serão realizadas nos dias 8 de agosto, 12 de setembro e 10 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente