11 de ago. de 2009

Livro narra a trajetória da astrônoma brasileira que descobriu uma supernova


(Folha) Quase todo mundo já olhou para o céu estrelado quando criança e se maravilhou com os mistérios que ele esconde. Para a grande maioria, o interesse desaparece tão rapidamente quanto surge e as pessoas seguem com a vida em outros rumos. Mas não para Duília de Mello, que dedicou a sua vida à observação dos astros.

No livro "Vivendo com as Estrelas", editado pela Panda Books, a autora descreve a sua trajetória desde os primeiros anos da sua paixão com a astronomia -- quando caçava informações nas revistas da era pré-internet -- até o seu trabalho na NASA e a descoberta de uma supernova, uma estrela que explode ao fim de sua vida.

"O astrônomo quer desvendar mistérios. Ele olha para o céu, faz perguntas e tenta respondê-las", explica Duília, que trabalha há sete anos contratada na NASA e é professora de astronomia na Pontifícia Universidade de Washington. Ela desmistifica muitas ideias comuns sobre a profissão sem deixar de lado o senso de humor -- ela até comenta que um estudante já perguntou por que ela havia escolhido ser astrônoma, já que era bonitinha e parecia ser uma pessoa normal.

Dividir conhecimento

Segundo Duília, a grande motivação para escrever o livro foi o desejo de dividir o seu conhecimento com as pessoas. "Estou em uma fase da minha vida que quero mostrar para o mundo o que eu aprendi", disse a autora. "Porque são tantos anos de dedicação e estudo que chega até a ser um pouco triste você não passar isso adiante de alguma forma".

A obra de Duília faz precisamente isso. O texto adota um tom franco e direto, como se a autora estivesse em uma conversa cotidiana. Boa parte da publicação possui boxes e ilustrações que explicam desde perguntas simples, como a diferença entre um astrônomo e um astronauta, a conceitos astronômicos. O livro também apresenta breves biografias de grandes cientistas que colaboraram com o mapeamento e compreensão dos astros, como Albert Einstein, Giordano Bruno e Galileu.

De um ponto de vista mais prático, o livro responde a perguntas para quem considera a carreira de astrônomo, como quais são os cursos nacionais de astronomia e os principais observatórios no país e no mundo. Para quem não está disposto a dedicar uma vida a cálculos de matemática e física -- além do fato de que é necessário pelo menos uma década de estudo para se tornar um astrônomo profissional -- Duília dá sugestões de como o amador pode também colaborar com a ciência.

Um ponto luminoso que não deveria estar lá

Duília apresenta no final do livro a descoberta que fez com que ela deixasse a sua marca permanente no mapa estelar: a supernova SN1997D. "Foi uma descoberta meio ao acaso, pois eu não trabalho com observação estelar, mas estava estudando uma galáxia quando percebi que existia um ponto luminoso a mais em uma região que não deveria haver nenhum", conta a cientista. "Como eu sou curiosa, eu passei o instrumento em cima do pontinho e constatei que se tratava de uma supernova, uma estrela que tinha acabado de explodir. E eu fui a primeira a vê-la".

"Vivendo com as Estrelas" é uma obra de interesse para o curioso que quer entender os conceitos básicos de astronomia e para o estudante de considera a carreira no setor e se pergunta como proceder. É também um livro inspirador que mostra o quão longe a paixão pela ciência, o trabalho duro e a simples curiosidade infantil pode nos levar.

"Vivendo com as Estrelas"
Autor: Duília de Mello
Editora: Panda Books
Páginas: 64
Quanto: R$ 21,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente