PALESTRA DO CHEFE DA DIVISÃO CIENTÍFICA DO HUBBLE NO PLANETÁRIO PROF. ARISTÓTELES ORSINI
(Urânia) Dando continuidade à intensa programação comemorativa ao Ano Internacional da Astronomia no Brasil, o Planetário receberá o astrofísico Mario Lívio, chefe da divisão científica do telescópio espacial Hubble no dia 20 de agosto (quinta-feira) , às 20 horas, em evento gratuito para o público, com tradução simultânea.
Em sua passagem pelo Brasil, o conceituado cientista apresentará na ocasião a palestra: "As dez maiores descobertas do Hubble", um dos projetos mais bem sucedidos em termos de telescópio no mundo. O palestrante também mostrará imagens especiais do Hubble, que permitiu pela primeira vez captar características do universo que os seres humanos eram capazes apenas de vislumbrar através da imaginação.
Dono de uma carreira acadêmica de sucesso iniciada com suas formações em matemática e física pela Universidade Hebraica de Jerusalém e mestrado no Weizmann Institute, Mario Livio é ainda Ph.D. pela Universidade de Tel-Aviv em astrofísica. Atualmente, tem se dedicado a divulgação científica.
Com mais de 400 artigos científicos publicados, Livio contribuiu para a solução de alguns desafios da astronomia contemporânea, como o cálculo da expansão do universo - que intriga cientistas desde o início do século passado - ou a possibilidade de vida inteligente extraterrestre.
Mario Livio também é autor de livros que têm oferecido ao público leigo uma porta de entrada ao universo fascinante da matemática e da astrofísica. Em O Universo em Aceleração, de 2000, Livio discute a "beleza" das teorias fundamentais do universo. A Razão Áurea, 2002, lhe valeu os prêmios internacionais Peano e Pitágoras por melhor livro de matemática. Em 2005, empreendeu a primeira exposição popular da Teoria dos Grupos - a linguagem da simetria - com A Equação que Ninguém Conseguia Resolver.
Na sua última obra, publicada no início deste ano sob o título Is God a Mathematician? (Deus é um Matemático?), Livio trata de dar resposta à questão: as matemáticas preexistiam na Natureza, independentemente do cérebro humano ou, pelo contrário, são uma construção deste?
Sua palestra contará com a participação especial do Profº Dr. Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e Coordenador Geral do IYA2009 no Brasil, que realizará a abertura do evento.
O evento é livre e gratuito. A entrega de ingressos na bilheteria acontecerá a partir das 19h somente para quem estiver na fila, distribuídos de acordo com a capacidade da sala (290 lugares).
Os participantes terão também a oportunidade de conferir a Exposição "Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big-Bang"
Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia a Escola Municipal de Astrofísica é atualmente anfitriã desta importante Exposição, composta por 20 painéis com fotografias de conteúdo científico, a exposição convida o público a um passeio pelo Universo, motivado pelas belas imagens captadas por lentes de poderosos telescópios de naves espaciais que exploram o sistema solar e também pelo olhar atento de alguns astrônomos-fotó grafos.
Visitação gratuita.
De segunda a sexta, das 9h às 19h e sábados das 10h às 17h.
Dia 20 de agosto, excepcionalmente, até 20h.
A Exposição fica até o dia 20 de agosto (quinta-feira) de 2009.
Serviço:
Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10
Parque do Ibirapuera, São Paulo/SP
04094-000
Mais Informações: 11 5575-5425, ramal 23
planetariodoibirapuera@prefeitura.sp.gov.br ou site:
www.prefeiturasp.gov.br/planetarios
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente