(Astro_nordeste) O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)assinou convênio de cooperação técnica com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). O acordo vai possibilitar a disseminação dos conhecimentos astronômicos entre alunos e servidores dos diversos campi do IFPB. A assinatura do contrato foi firmada na segunda-feira, 1º de setembro, pelo reitor João Batista Oliveira e o presidente da APA, Ivan Martins Costa Junior.
Os professores Francisco de Assis Nobre e José Rodrigues, que sempre estimularam o interesse pela astronomia na instituição, participaram da reunião juntamente com o Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques. Entre as ações que devem ser desenvolvidas estão noites de observação do céu, palestras de profissionais renomados e exibição de vídeos sobre a área.
Mesmo antes do acordo formal, a APA e o IFPB já estavam trabalhando em regime de colaboração. As duas entidades elaboraram uma proposta direcionada ao Ministério da Educação para concorrer a financiamentos para aquisição de telescópios computadorizados. Para os projetos aprovados, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) prevê a destinação de R$ 30 mil com essa finalidade.
O reitor João Batista destacou que o convênio com a APA vai abrir novos horizontes para os estudantes da instituição no tocante ao interesse pelas ciências. “Pretendemos que essas ações atinjam não só o nosso alunado dos diversos campi do IFPB, mas também o aluno da escola pública estadual e municipal. A astronomia será um ponto de atração para a descoberta do interesse pela ciência”, apontou o reitor do IFPB. Para o presidente da APA, “é incrível o potencial lúdico da Astronomia como uma forma de agregar professores e promover a interdisciplinaridade”. A Associação Paraibana de Astronomia foi fundada em 1967. “Esse acordo é um importante meio de divulgação científica, nesse Ano Internacional da Astronomia”, comentou o professor aposentado da área de Eletrônica, José Rodrigues.
O professor de Física, Francisco de Assis, informou que parcerias com o Observatório Nacional devem ser firmadas para trazer à Paraíba nomes de destaque na pesquisa astronômica. O professor comentou que pretende fazer o doutorado na área de Astronomia, no próximo ano.
Entre as atividades que já estão sendo desenvolvidas, está o projeto Universo em Foco, em que todas as segundas-feiras, no Anfiteatro, a partir das 17h30, estão sendo exibidos documentários, promovendo uma “Viagem Cósmica” aos alunos interessados no assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente