4 de nov. de 2009

Canadense "cego" vira astrônomo amador e monta observatório no quintal de casa


(O Globo) Durante o dia, o canadense Tim Doucette é praticamente cego, mas quando cai a noite ele pode enxergar melhor do que qualquer um. Quando nasceu, Doucette tinha catarata congênita. Ainda criança, teve o cristalino dos olhos retirados por cirurgiões para fazer um implante de lentes artificiais. O procedimento deixou seus olhos sensíveis à luz, mas deu a ele uma visão superior à noite. Doucette dedicou-se então à observação das estrelas, como conta reportagem da emissora canadense CBC News .

- Minha mulher insistia para eu ter um hobby. Comprei então um telescópio barato e comecei a observar as estrelas à noite. Descobri quanta diversão havia em ver Marte e através de um aparelho amador - conta ele, cujo maior passatempo quando era criança era ver as luzes das decorações natallinas pela janela do carro.

A partir da experiência com o telescópio, Doucette resolveu construir um observatório amador no quintal de sua casa. E comprou um telescópio com lentes com câmeras capazes de fotografar o que ele via. Tornou-se integrante da Sociedade de Astronomia do Canadá e tem suas fotos publicadas na revista da instituição.

- Fiquei muito excitado quando vi que a revista trazia as minhas fotos, com o meu nome - diz Doucette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente