2 de dez. de 2009

No dia da astronomia, descubra os segredos do universo

(Folha) "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, que, para ouvi-las, muita vez desperto e abro as janelas, pálido de espanto..." O trecho da poesia "Via Láctea", uma das mais conhecidas de Olavo Bilac, reflete um encantamento bastante comum. Afinal, o universo e a observação dos astros é algo que sempre fascinou os homens, desde o início das civilizações.

Quem nunca olhou à noite para um céu estrelado e sentiu-se pequeno em meio a tamanha imensidão? E quantos mistérios e respostas os astros, contempladores de toda a origem de nosso planeta, não guardam? Para responder estas e outras perguntas é que alguns homens dedicam suas vidas a estudar o universo. São os astrônomos.


Profissionais ou amadores, estes dedicados amantes das estrelas receberam uma data especial para serem lembrados. Comemorado em 2 de dezembro, o "Dia da Astronomia" é uma homenagem à data de nascimento do imperador dom Pedro II, que era astrônomo amador e grande incentivador da ciência. O imperador ainda recebeu o título de patrono da astronomia brasileira.




Para aqueles que também querem aprender um pouco mais sobre os astros e a astronomia, alguns livros podem ajudar. O "Guia Ilustrado Zahar de Astronomia" (Jorge Zahar, 2007), por exemplo, explica como observar o céu e quais são os momentos mais propícios. Com as dicas e binóculos, é possível observar cometas de caudas longas, aglomerados de estrelas e campos de estrelas da Via Láctea.

Se você sempre quis saber como identificar as estrelas que aparecem no céu de nosso hemisfério, o livro "Rumo às Estrelas" (Jorge Zahar Editor, 1999) explica como localizar diversas constelações, sem a utilização de equipamentos elaborados ou especialistas. A variedade de formas e brilho no céu inspirou diversas lendas que deram origem a constelações famosas como Cruzeiro do Sul, Escorpião e Andrômeda. O livro inclui diversas dessas histórias.



E para quem se encanta tanto com o assunto que quer saber como se tornar um profissional, a astrônoma brasileira, Duília de Mello, responde em seu livro "Vivendo com as Estrelas" (Panda Books, 2009) perguntas tais como "Para que serve a astronomia?" ou "Como é o trabalho de um astrônomo e o que é preciso fazer para seguir a carreira?". Na obra, ela conta a história de sua trajetória profissional, que começou na adolescência, com o sonho de desvendar o Universo, e chegou à Nasa, a Agência Espacial Americana. Além de falar sobre o dia a dia de um astrônomo, Duília explica também quais cursos fazer para se tornar um profissional da área.



Partindo da ideia de que a Via Láctea é uma espécie de ilha flutuante no Universo, o escritor Jacques Lépine mostra em "A Via Láctea" (Edusp, 2008) como estrelas, gás e poeira compõem nossa galáxia. De forma simples e didática, Lépine descreve a trajetória do conhecimento acerca das estrelas vizinhas do sistema solar até as fronteiras da Via Láctea, explorando cada detalhe dos mais fabulosos objetos, de nebulosas a supernovas. Com gráficos e fotos, cada capítulo é um apanhado de tudo o que já foi descoberto sobre a nossa galáxia e sobre outras, parecidas e longínquas.

São muitos os mistérios que ainda estão por ser desvendados e muitas das respostas estão entre as estrelas. E como disse Bilac "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente