(Jesús Guerrero - LIADA) O recente trabalho de investigação sobre a existência de um poderoso campo magnético detectado devido aos dados enviados pela sonda espacial "Voyager" nos faz descrever sobre a estrutura de nosso meio galático.
A partir desses dados da Voyager os astrônomos puderam ter argumentos para sustentar a hipótese da existência da Nuvem Local Interestelar Cloud (Local Fluff).
Esta nuvem, com cerca de 30 anos-luz de comprimento, encontra-se dentro do que é conhecido como "Local Bubble". Na periferia dessa Bolha Local há três bolhas, que foram denominadas de Loop, Loop II e III, respectivamente.
Na Nuvem Local Interestelar há as estrelas notáveis como o nosso Sol, Vega, Arcturus, Altair e Fomalhaut.
A borda da Bolha Local é determinada por estrelas como Gacrux, Epsilon Lyrae, Zeta Andromedae e as Hyades. Esta bolha é estimada num tamanho entre 100 a 150 parsecs.
Muitas das estrelas mais brilhantes estão dentro da Bolha Local. Como exemplo podemos citar Pollux, Castor, Aldebaran, Regulus e Achernar.
Loop tem um tamanho de cerca de 3 vezes do "Local Bubble". Antares, Shaula, Beta Crucis e Acrux fazem parte.
Loop II é maior do que o dobro do Local Bubble. A Estrela Polar, Alpha Persei, Gamma Persei e Eta Cassiopeia estão imersas nele.
Loop III, uma vez e meia maior do que a Loop II, contém estrelas como RR Lyrae, Algenib, Albireo e Enif.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente