4 de fev. de 2010

Astronomia ilustrada

Para atingir o público jovem, cientistas lançam livro que conta a história do estudo dos astros em forma de quadrinhos

(Ciência Hoje) Galileu Galilei, Isaac Newton e outros importantes cientistas que contribuíram para o estudo dos astros acabam de virar personagens de história em quadrinhos. Eles estão no livro Ombros de gigantes – história da astronomia em quadrinhos, que conta a evolução dessa ciência ao longo dos séculos. O idealizador do projeto é o astrofísico Annibal Hetem Júnior, que elaborou o roteiro com a ajuda de sua esposa, a astrônoma Jane Gregório-Hetem. As ilustrações são do designer Marlon Tenório.

Ombros de gigantes faz parte de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é divulgar a astronomia como ciência e profissão. Hetem Júnior conta que o formato de quadrinhos foi a melhor opção encontrada para atingir o público adolescente. “Com essa linguagem, podemos contar os feitos dos cientistas em um nível de diálogo fácil de ser compreendido”, avalia.

O livro aborda desde a astronomia praticada pelos antigos gregos – como Aristarco, Arquimedes, Eratóstenes e Ptolomeu – até as contribuições do astrônomo alemão Johannes Kepler, do cientista italiano Galileu Galilei e do físico inglês Isaac Newton. A inspiração para o título da obra veio inclusive de uma famosa frase de Newton: “Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes.”

A história da astronomia no Brasil também é lembrada no livro. Todo o conteúdo apresentado nos quadrinhos ganha uma abordagem mais formal ao final de cada capítulo, onde o leitor encontra ainda atividades práticas, como instruções para construir uma luneta caseira.

A primeira edição da obra foi distribuída para escolas públicas que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Hetem Júnior espera, em breve, poder atingir um público maior. “Pretendemos promover a segunda edição para uma distribuição comercial”, conta.

Contente com o resultado do trabalho, o cientista tem planos de elaborar novos projetos do tipo. “Espero continuar a coleção, sempre com o foco na divulgação de fatos científicos e no incentivo a novas vocações acadêmicas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente