(JB) A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro vai estimular os cariocas curiosos pela Astronomia a aproveitarem o evento mundial Hora do Planeta -desenvolvido pela Ong WWF (World Wildlife Foundation)-, que será realizado no dia 27 de março, sábado, a partir das 20h30, para observarem o céu noturno disponibilizando no site da instituição uma carta celeste para o reconhecimento dos astros que poderão ser vistos na noite do projeto.
Com cunho que difere do astronômico, o projeto Hora do Planeta (conhecido globalmente como Earth Hour) estimula à população mundial a desligar as luzes por uma hora com o objetivo de combater o aquecimento global. Mas, com a adesão dos moradores e do governo carioca, a redução na claridade provocada pela luz tornará o céu noturno mais nítido e favorável para a observação dos astros.
“Se houver uma adesão maciça da população carioca será possível ver a Via Láctea do Rio de Janeiro, que por conta da iluminação noturna não conseguimos apreciar, além de poder ver astros mais populares com mais nitidez, como a constelação de Órion e o Cruzeiro do Sul” afirma o astrônomo da Fundação Planetário, Alexandre Cherman.
Em 2009, a prefeitura do Rio desligou por uma hora as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e do Aterro do Flamengo, entre outras localidades, em prol do evento. Milhares de cariocas também aderiram à campanha, mas por causa do tempo nublado não foi possível realizar a observação do céu.
“O que estimulamos também aos cariocas é comparar o céu em dois momentos distintos: com as luzes apagadas e acessas. Isto permitirá avaliar o quanto as luzes da cidade prejudicam a contemplação das estrelas” diz Cherman.
Os interessados em apreciar o céu do Rio na noite do projeto vão poder baixar a carta celeste do dia 28 de março no site da Fundação Planetário (www.rio.rj.gov.br/planetario) que estará disponível na semana do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente