Detritos foram encontrados nos Montes Transantárticos
(Ciência Hoje - Portugal) Uma grande rocha espacial pode ter explodido no Antárctico há milhares de anos atrás, deixando detritos numa grande área, de acordo com as conclusões de uma nova investigação apresentada numa conferência sobre ciência nos Estados Unidos.
As provas são a acumulação de pequenas partículas de meteoros e uma camada de resíduos extraterrestres encontrados nos núcleos de gelo do Antárctico, de acordo com a edição online da BBC.
Trata-se de um bloco espacial que não atingiu o solo mas que explodiu na atmosfera.
A investigação, apresentada na Conferência de Ciência Lunar e Planetária em Woodlands, no Texas, baseia-se num estudo de detritos extraterrestres encontrados em granito de Miller Butte, nos Montes Transantárticos e numa camada de poeira cósmica em dois blocos de gelo.
Os detritos das montanhas incluem micro meteoritos e pequenas partículas. Os autores deste estudo internacional pensam que estas partículas podem ter-se erodido materialmente de um meteorito rochoso e que aqueceram no seu trajecto para a atmosfera terrestre.
Estas partículas espalharam-se por uma área de 2900 quilómetros. Os investigadores estimam que esta explosão deverá ter sido provocada por um objecto com cem mil toneladas, dada a extensão em que foram encontrados resíduos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente