Vénus também estará alinhado durante dez dias com o planeta mais próximo do Sol
(Ciência Hoje - Portugal) Durante as próximas duas semanas, Vénus e Mercúrio, os dois planetas mais próximos do Sol, vão brilhar no céu nocturno.
O par será visível a olho nu desde o sul da Europa, Estados Unidos e Canada. É só necessário que o céu esteja limpo e olhar em direcção a oeste hora ou hora e meia o pôr-do-sol.
“Mercúrio é muito difícil de detectar a maior parte do tempo, e por isso muita gente nunca o viu durante a sua vida”, explica Alan MacRobert, editor da revista Sky&Telescope.
A aproximação máxima dos planetas acontecerá nos dias 3 e 4 de Abril. Até dia 3, Mercúrio aparecerá debaixo do lado direito de Vénus, enquanto a partir do dia seguinte vai estar mesmo à direita.
Apesar de os planetas parecerem estar muito próximos, a realidade não é bem assim, mas também não há mais de 80 milhões de quilómetros entre si. Vénus está a 235 milhões de quilómetros da Terra e Mercúrio a 151 milhões de quilómetros, e a luz emitida demora de 14 a 8,4 minutos, respectivamente, até chegar a nós.
Embora mais distante, Vénus aparecerá mais brilhante no céu do que Mercúrio, principalmente porque o seu diâmetro é o dobro, mas também porque esta coberto de uma camada de nuvens brancas brilhantes contraponto com a superfície escura e rochosa de Mercúrio.
A propósito desta bonita ocasião, MacRobert aconselha: “Não perca a oportunidade de fazer astronomia a partir da sua varanda”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente