CNPq pretende lançar edital no âmbito do Programa Bilateral de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil-Espanha
(CNPQ / JC) O programa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministerio de Ciencia e Innovación (MICINN) da Espanha. O objetivo é a promoção da cooperação científica e tecnológica entre cientistas dos dois países.
Estão contemplados na parceria áreas de interesse mútuo, como saúde, biotecnologia, energias renováveis, engenharia de processos e nanotecnologia. O edital a ser lançado buscará estimular novas colaborações de jovens pesquisadores, contemplando o intercâmbio e a formação conjunta por meio de estadas pós-doutorais e de estágios de doutorado-sanduíche de até 12 meses de duração para estudantes de doutorado dos grupos de pesquisa envolvidos nos projetos.
Os projetos conjuntos de pesquisa deverão contribuir para o fortalecimento das linhas e atividades de pesquisa em andamento em cada um dos grupos de pesquisa envolvidos, acrescentando um valor agregado às mesmas.
Os pesquisadores brasileiros interessados em participar deverão submeter suas propostas diretamente ao CNPq, seguindo as normas estabelecidas no edital a ser lançado. Os parceiros espanhóis deverão apresentar os projetos de pesquisa ao MICINN. A data e os procedimentos de submissão de propostas poderão ser consultados no site http://www.micinn.es/portal/
O financiamento por projeto, para os três anos de duração do mesmo, será de um máximo, em reais, equivalente a US$ 150 mil para a equipe brasileira. Pela parte espanhola, o financiamento máximo será de 100 mil euros para a duração total do projeto. Serão aprovados aproximadamente 15 projetos conjuntos.
Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação de Cooperação Bilateral, da Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq pelo e-mail: cocbi@cnpq.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente