
- Descrever a geometria da incidência dos raios do Sol na Terra em diferentes latitudes;
- Fazer uma abordagem histórica de como a circunferência da Terra foi medida pela primeira vez há milhares de anos atrás;
- Determinar o momento real do meio dia solar da localidade onde se encontra o aluno;
- Medir o ângulo entre os raios solares incidentes na Terra e a vertical do local;
- Medir o raio do nosso planeta;
- O projeto também pretende socializar resultados obtidos entre comunidades escolares distintas e distantes entre si através da utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), como a internet. E mobilizar professores e alunos de áreas distintas como Geografia, História, Artes, Física, Matemática e Geometria.
Existe uma sugestão de utilização de instrumentos como fio de prumo, nível de bolha, metro de carpinteiro, fios de nylon, esquadro, compasso, fita adesiva, relógio (ou cronômetro), percevejos, estacas, folhas de cartolina, placas de isopor ou madeira, folhas de papel em branco, lápis, dentre outros. Mas o ingrediente principal é a imaginação! Não há roteiros experimentais oficiais e prontos. Faz parte do projeto que o professor use a sua autonomia, liberdade e imaginação para, junto com os alunos, discutir e produzir um experimento viável para realizar as medições necessárias.
As medições acontecerão entre 18 e 24 de junho.
Neste PDF há um roteiro detalhado do projeto.
Aqui no Brasil o Projeto Eratóstenes na América tem apoio oficial da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Carta da Equipe do Projeto Eratóstenes Brasil:
Prezados Clubes e Associações de Astronomia,
Estendemos cordialmente um convite para a participação no Projeto Eratóstenes Brasil, que visa medir, didaticamente, o raio da Terra através de recursos simples, de modo semelhante ao que o grego Eratóstenes usou há milhares de anos.
O público-alvo são escolas nacionais e internacionais. A participação de clubes de astronomia será também muito bem-vinda, principalmente se trabalharem em conjunto com os professores das escolas.
Os interessados que desejarem se cadastrar, acessem o site:
http://difusion.df.uba.ar/Erat/eratPort.htm
Onde poderão:
1) Começar por analisar as informações relacionadas com o Projeto
Eratóstenes do ano passado;
2) Registrar seu clube (ou escola), atentando para os prazos de datas (é importante inserir, no registro, *a latitude e a longitude correta* de sua escola ou do local de onde efetuarão as medidas; consulte em http://www.geonames.org/);
Para os clubes de astronomia interessados que acessarem o site, entendam o link: REGISTRAR A MINHA ESCOLA , como REGISTRAR O MEU CLUBE !!!
Lembramos que a interação escola-amadores-pesquisadores é objeto de estudo na Educação em Astronomia. Por isso, reforçamos que a participação dos clubes e o seu envolvimento com as escolas da região poderá vir a ser uma experiência muito rica e recompensadora! Participem! E obrigado pelo apoio!
Abraços e céus limpos a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente