13 de mai. de 2010

Sucesso do AIA2009 dita «II Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira»


(Ciência Hoje - Portugal) Depois do sucesso da primeira “Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira”, realizada à margem do Ano Internacional da Astronomia 2009, a Escola Secundária deste município prepara-se para repetir a iniciativa este ano, nos próximos dias 15 e 16 de Maio.

“No ano passado correu tão bem que as pessoas que participaram solicitaram uma segunda edição. Os astrónomos que vieram de fora é que nos incentivaram a dar continuidade", declarou ao «Ciência Hoje» Paulo Sanches, organizador desta iniciativa, revelando a esperança de que "esta concentração seja ainda melhor do que a do ano passado e que o tempo ajude”.

Esta segunda “Concentração de Telescópios”, promovida pelo Clube das Ciências da Escola EBS de Moimenta da Beira (liderado por Paulo Sanchez e constituído por 18 alunos), conta com diversas actividades, como as “Olimpíadas de Astronomia para Astrónomos”, palestras, refeições de convívio e a observação nocturna do céu.

Para além de promover o concelho de Moimenta da Beira a nível nacional, a organização pretende privilegiar o conhecimento e convívio entre astrónomos, concentrar o maior número de telescópios num só local e simultaneamente divulgar a astronomia junto da comunidade, dando-lhe a conhecer o céu “escuro” da região.

De entre os astrónomos presentes, destacam-se a presença de Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, que vai proferir a palestra "Astronomia de Amadores", onde falará sobre “telescópios, observatórios astronómicos e técnicas de observação”, adiantou o organizador desta concentração. Uma outra palestra intitulada "C - Uma Revolução Laranja" vai abordar a evolução dos telescópios e ficará a cargo de José Matos, divulgador de astronomia da Associação de Física da Universidade de Aveiro.

No ano passado, a iniciativa teve uma grande afluência de astrónomos

Observação nocturna
A observação nocturna do céu, considerada o ponto alto desta concentração, vai realizar-se no Santuário de São Torcato, em Cabaços, localizado a 12 quilómetros do centro da vila. No dia 15, o acesso de viaturas ao local vai ser limitado apenas àquelas que transportem telescópios. Nessa mesma noite, todas as luzes das imediações do santuário vão ser apagadas, pelo que serão disponibilizadas aos participantes e visitantes umas pequenas lanternas.

Caso as condições meteorológicas não permitam a observação do céu, a organização dispõe de um “plano B”, revelou Paulo Sanches, acrescentando que, nestas circunstâncias, os astrónomos serão convidados a montar os seus telescópios no Pavilhão Gimnodesportivo da escola secundária para que os participantes e visitantes possam ver de perto os equipamentos e trocar experiências.

A participação nesta iniciativa é gratuita, ainda que a organização solicite uma pré-inscrição por questões logísticas. “Até agora temos 138 inscrições”, número que Paulo Sanches acredita que vá aumentar na medida em que “há sempre muitos astrónomos que se inscrevem no último dia e outros nem se inscrevem, apenas aparecem”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente