26 de jun. de 2010

«1 Minuto de Astronomia» recebe Prémio Nacional Multimédia

Formato de programa foi estreia em Portugal

Planetas Extrasolares abordados em «1 minuto de Astronomia»


(Ciência Hoje - Portugal) Projecto chave do Ano Internacional da Astronomia 2009, «1 Minuto de Astronomia» consegue o improvável: pôr figuras públicas como Nicolau Breyner, Sérgio Godinho, Sílvia Alberto e Nuno Markl a falar de ciência. A criatividade e a pertinência da série de treze episódios televisivos são agora recompensadas com o Prémio Nacional Multimédia, na categoria Educação e Formação.

“Pensamos que a atribuição deste prémio vem reforçar o sucesso deste projecto. O formato escolhido, a linguagem adoptada, a utilização de figuras conhecidas da vida pública do nosso país na apresentação e a produção cuidada obtiveram os frutos esperados e tornaram o '1 Minuto de Astronomia' num caso sério de popularidade”, afirma Mariana Barrosa, directora executiva do Science Office, empresa que concretizou a série.

O Prémio Nacional Multimédia, atribuído pela Associação para a Promoção do Multimédia (APMP), distingue o talento e a criatividade de projectos na área multimédia e contribui para o desenvolvimento desta área em Portugal. O galardão foi entregue aos produtores do programa, na categoria Educação e Formação, durante a cerimónia que decorreu no Museu da Electricidade, em Lisboa.


"É uma enorme satisfação ver premiado um projecto que nasceu no âmbito das actividades do AIA2009", frisa o coordenador do Ano da Astronomia em Portugal, João Fernandes. "Este prémio pode ajudar a chamar a atenção para o interesse na produção de conteúdos científicos", defende ainda. Criados para televisão, os treze episódios duram um minuto cada um e apresentam os mais prementes e actuais temas científicos ligados à Astronomia, dos buracos negros aos eclipses, passando pela matéria negra e pelos anéis de Saturno.

A originalidade do «1 Minuto de Astronomia» reside na escolha de figuras bem conhecidas do público em geral, pessoas que normalmente não esperaríamos ouvir falar de ciência, para apresentar os programas. Foram vários a dar voz a explicações claras, curtas e precisas, apoiadas por grafismos e animações e produzidas por uma equipa de astrónomos e comunicadores de ciência profissionais.


Vários comunicadores deram voz ao programa

Formato usado pela primeira vez
Para João Fernandes, foi, de facto, "um dos projectos mais originais que marcaram 2009". "A ideia de combinar figuras públicas a falar (talvez pela primeira vez) de Astronomia revelou-se um sucesso", sublinha. O responsável esclarece também que para além dos episódios televisivos, podiam ser encontrados na página internet do projecto textos escritos por astrónomos que complementavam os vídeos.

"Talvez esta ideia possa aproveitada em outras áreas científicas", sugere o coordenador do AIA2009. “Este formato de divulgação de ciência foi usado pela primeira vez em Portugal e pensamos que, pelos resultados obtidos, é uma fórmula que pode e deve ser repetida”, conclui Mariana Barrosa.

«1 Minuto de Astronomia» é uma produção do Science Office e da Duvideo, patrocinada pelo Ciência Viva, agência que tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa. Os treze episódios da série foram exibidos diariamente em Novembro de 2009 na Rádio Televisão Portuguesa, nos seus vários canais, RTP1, RTP2, RTP Internacional e RTP África.

O Ano Internacional da Astronomia foi organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da UNESCO, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva e da European Astronomical Society.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente