4 de jun. de 2010

Noite e dia no céu e na Terra


(Cesar Baima - O Globo) Esta sexta-feira está espremida entre um feriado e o fim de semana e, por isso, resolvi também espremer não uma nem duas, mas três imagens como as escolhidas da semana neste post. A primeira, acima, foi tirada por um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e mostra o brilho das cidades do sul da França e parte do norte da Itália à noite, com uma lua cheia e difusa refletida no Mar Mediterrâneo. Mais sobre a foto aqui.

Já as duas imagens a seguir são uma mostra de que astronomia e observação do céu também podem ser feitas de dia. Na primeira, mais um trânsito da ISS, só que desta vez não em frente ao Sol ou à Lua, mas por Júpiter. A foto foi feita em Atenas pelo astrônomo amador grego Anthony Ayiomamitis na manhã do último dia 29 de maio usando um telescópio de 16 polegadas e a imagem composta mostra a estação em dois pontos, um antes e outro depois de sua passagem em frente ao planeta (no meio). Mais imagens de Ayiomamitis podem ser vistas aqui.


E já que o assunto é Júpiter e observações astronômicas à luz do dia, a terceira imagem é justamente do maior planeta do Sistema Solar visto de dia. Ela foi obtida por Robert Vanderbei, professor da Universidade de Princeton, EUA, no último dia 5 de maio. Na imagem, além de Júpiter (já sem seu cinturão de nuvens meridional), é possível ver ainda três de suas luas: Io, aparentemente colada na parte de “cima” do planeta, Europa, acima à esquerda, e Ganimede, abaixo à direita. Mais fotos de Vanderbei aqui.


Por fim, uma sugestão de trilha sonora para ouvir lendo este post: a belíssima canção “Night and Day”, de Cole Porter, em brilhante versão do grupo irlandês U2 para o disco “Red, Hot + Blue”, de uma série de álbuns que nos idos do século passado arrecadaram recursos para pesquisas sobre a AIDS. Bom fim de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente