15 de jul. de 2010

Observatório Alagoano desenvolve ação única no país

(Alagoas em Tempo Real) Desde a sua inauguração, no ano passado, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima tem levado os alagoanos a conhecerem estrelas, planetas e constelações. A frente do projeto pioneiro no Norte-Nordeste, um professor visionário e amante da astronomia – Adriano Aubert.

Segundo lavamentos do observatório, cerca de 1422 pessoas lançaram vista ao céu. O Observatório está localizado no Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. Aberto a observações públicas às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, das 19h30, às 22h.

Sendo o primeiro observatório Norte-Nordeste localizado dentro de uma escola da rede pública de ensino, além das observações públicas, são desenvolvidas outras ações para aprimorar os conhecimentos acerca astronomia, tanto para alunos estaduais, quando para a população em geral.

De acordo com professor de física Adriano Aubert, à frente da coordenação do Observatório, as ações servem para popularizar a ciência e principalmente o estudo astronômico. Este ano, entre os meses de março e abril o Observatório desenvolveu, em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), um curso de iniciação em astronomia destinado aos alunos da rede pública estadual de ensino.

O Ceaal é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundado em 22 de abril de 1989. É composto por profissionais e estudantes de diversas áreas e tem como objetivo desenvolver atividades de divulgação, de ensino e de pesquisa em Astronomia.

Pioneirismo
Adriano, agora, prepara um curso pioneiro no Brasil. “O programa vai ensinar metodologia científica aos alunos do ensino médio, antes deles entrarem para a faculdade. É a primeira vez que este tipo de programa existe no Brasil”, explica o professor.

As inscrições estão abertas, até amanhã (16) e os alunos vão aprender, através de um programa de iniciação científica e oficinas, a pesquisar, medir estrelas, e o melhor, compartilhar os dados, com American Association of Variable Star Observers (AAAVSO), uma organização internacional que desenvolve pesquisas na área. Ao final, os estudantes irão apresentar uma monografia, nos moldes acadêmicos.

Paisagens Cósmicas
Quem for visitar o Observatório, poderá também conhecer a exposição permanente ‘Paisagens Cósmicas’, com texto e curadoria do astrônomo Augusto Damineli, design gráfico e do museólogo Miguel Paladino. Coordenada pela Nacional do IYA 2009, a exposição é itinerante.

Podem ser vistos grandes painéis fotográficos com objetos celestiais, captados por lentes potentes de telescópios e sondas espaciais que exploraram o sistema solar. A mostra é fascinante, vale conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente