
(Ciência Hoje - Portugal) Vítor Cardoso, investigador do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, foi distinguido com uma prestigiada ERC Starting Grant. A atribuição de um milhão de euros tem o objectivo de "ajudar jovens cientistas líderes na área que estejam prestes a estabelecer uma equipa de investigação na Europa. O apoio financeiro destina-se a estimular a criação grupos pautados pela excelência".
O investigador pretende entender o que acontece quando buracos negros colidem, um processo fundamental em Relatividade Geral, com aplicações na área da astrofísica e da física de altas energias. A situação gera uma quantidade astronómica de ondas gravitacionais, que podem ser detectadas com telescópios especiais – detectores de ondas gravitacionais. Estas colisões podem também ajudar a resolver questões complexas que físicos como Stephen Hawking tentam perceber há décadas.
Por exemplo, se dois buracos negros colidirem a grande velocidade, será possível que a violência dessa colisão "dispa" os buracos negros, e deixe apenas uma singularidade no espaço-tempo? O financiamento atribuído está destinado a ajudar a responder a estas e outras questões fundamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente