13 de ago. de 2010

Evento Mundial de Observação Lunar (InOMN)


Evento Mundial de Observação Lunar
Tema: Ver a Lua sob nova luz.
International Observe the Moon Night (InOMN) 2010
Data do Evento: 18 de Setembro de 2010 (sábado)

Resumo: O InOMN 2010 é o primeiro evento mundial de observação pública dedicada à divulgação da ciência lunar, visando a educação das comunidades astronômicas amadoras , entusiastas da exploração espacial e do público em geral. O evento consta de observação pública, palestras, vídeos etc etc. Todas as comunidades científicas profissionais e amadoras mundiais estão convidadas à participar deste evento.

Instituições Organizadoras: Ames Research Center (Moffett Field, CA), Goddard Space Flight Center (Greenbert, MD), Lunar and Planetary Institute (Huston, TX), e Marshall Space Flight Center (Huntsville, AL).
Página do evento:

----

(CALC) Observando a Lua… em uma nova perspectiva!

Astrônomos profissionais e amadores, clubes de astronomia, planetários, centros de ciência e todos os entusiastas da astronomia em todo o mundo estão convidados para celebrar o companheiro celestial da Terra, a Lua, no sábado, dia 18 de setembro de 2010.

Projeto Internacional “Observe a Noite da Lua (InOMN) acompanha o grande sucesso das missões lunares em 2009. Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) já enviou mais imagens detalhadas e dados digitais em seu primeiro ano orbitando a Lua do que qualquer outra missão planetária da história. Em uma busca sem precedentes de água abaixo da superfície da Lua, Lunar Crater Observation e Sensing Satellite (LCROSS) colidiu com uma região localizada no Pólo Sul da Lua com o mundo assistindo.

InOMN baseia-se na primeira celebração da NASA das missões históricas durante o Ano Internacional da Astronomia 2009. Agora, os Astrônomos Sem Fronteiras (AWB) em parceria com as missões e Centros da NASA, junto com outras instituições,está trazendo para o público a emoção de observar e aprender sobre o astro mais próximo da Terra - incluindo o termo "Internacional" em InOMN.

"InOMN é um esforço comunitário, onde todos podem compartilhar a emoção da exploração da Lua com o público através do desenvolvimento de seus próprios eventos InOMN", disse Mike Simmons, fundador e presidente da Astrônomos Sem Fronteiras. “Eventos de observação públicas com telescópios, palestras, realização de apresentações e oficinas nas escolas, e até mesmo eventos online como TweetUps já estão sendo planejadas.", acrescenta Simmons.

Junte-se a celebração. Faça outras pessoas olharem para cima e observarem a Lua ... e uma nova perspectiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente