Nova edição da Noite dos Investigadores promovida pela Comissão Europeia
(Ciência Hoje - Portugal) As actividades são muitas, mas o objectivo é um só: aproximar os cientistas do público em geral. No dia 24 de Setembro, a partir das 15h e até à meia-noite, o país acolhe mais uma «Noite dos Investigadores» e uma nova performance dos «Cientistas ao Palco» em Coimbra, Porto, Lisboa e Olhão. A iniciativa é desenvolvida pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra em paralelo com mais oito instituições nacionais de investigação e de divulgação da cultura científica, entre as quais o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, o Instituto Gulbenkian da Ciência (Fundação Calouste Gulbenkian) e a Universidade do Algarve.
Qual é o impacto da ciência na nossa sociedade? Em que consiste o quotidiano dos investigadores? Para o saber, nada melhor do que falar directamente com os cientistas. A noite começa em Coimbra, com «Conversas com Cientistas», e prolonga-se com uma sessão de ‘Speed Dating’, onde as pessoas podem ver as suas questões esclarecidas em curtos diálogos com os investigadores da UC.
Dirigidas ao público escolar, as conferências abordam diversas temáticas. Nuno Empadinhas (Centro de Neurociências e Biologia Celular - CNC) irá falar de «O Planeta das Micobactérias», João Fernandes (Departamento de Matemática, FCTUC) de ‘Um universo cheio de planetas’ enquanto que Emília Duarte (Ciências da Vida, FCTUC / CNC) fechará as «Conversas com Cientistas» com uma intervenção sobre a «Vida longa para os neurónios – protecção e regeneração».
Para perceber melhor a ciência, reflectir e discutir sobre o trabalho desenvolvido pelos investigadores, os participantes também poderão pôr mãos à obra, através das experiências interactivas e observações astronómicas promovidas pelo Museu da Ciência da UC. O teatro será outro meio de comunicação dos cientistas.
Ciência explicada em teatro
O «Cientistas ao Palco» é um dos projectos portugueses seleccionado pela Comissão Europeia para a Noite dos Investigadores. Decorre pela segunda vez em Coimbra e convida cientistas a subir ao palco para interpretar peças produzidas para o evento.
Este ano, serão apresentados os espectáculos «Método Bosão de Higgs», de David Marçal (às 21h30 e às 23h) e «As Moscas são Ratos que Voam», uma produção da companhia MARIONET (às 18h e às 21h30).
O Museu da Ciência conta, na iniciativa, com o apoio do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), do Departamento de Ciências da Vida e do Departamento de Matemática da FCTUC, da companhia de Teatro MARIONET e da associação Alpha Centauri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente