Atividade fez parte de um projeto de Estudos Sociais e Ciências
(Zero Hora) A sede por saber mais sobre astronomia fez com que os olhinhos de 23 crianças, entre nove e 10 anos, além de um aluno do Projeto de Educação Inclusiva, de 15 anos, brilhassem com a notícia: chegou a resposta da Nasa! Na sala de aula, localizada no quarto piso da escola Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM), na Capital, os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental rodearam a professora Ivelise Kraide Alves, 49 anos, ávidos por entenderem o aglomerado de letras em inglês.
Tudo começou em maio, com um projeto de Estudos Sociais e Ciências. A professora Ivelise planejou aulas sobre o Sistema Solar, dividiu a turma em 11 grupos, e os preparou para uma mostra científica, que ocorreu em julho. O volume de questionamento era tamanho que nem o Google nem a docente conseguia sanar. Daí, nasceu a ideia de escrever uma carta para quem entende do assunto: a agência espacial americana. Do lançamento das perguntas até a redação do texto em inglês, em parceria com a professora Taiane Mesquita, foram cerca de três semanas.
– O trabalho os estimulou demais, fez com que ficassem ainda mais curiosos, incentivando a busca pela aprendizagem – conta Ivelise, professora há 28 anos.
O setor de comunicação da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) – Administração Aeronáutica e Espacial, em português – cumpriu com a expectativa dos pequenos e enviou pelo correio muito mais do que 25 marcadores de páginas e adesivos, um DVD explicativo sobre os trabalhos da agência espacial, três pôsteres educativos e uma pilha de fichas de leitura sobre os planetas. Às 15h de quarta-feira, encurtaram os mais de 8 mil quilômetros que separam Porto Alegre de Washington, nos Estados Unidos, e fizeram com que quase metade da turma desejasse ser astronauta.
– Olha bem se não vieram as passagens, Ive – diziam as crianças, afoitas para conhecerem de perto a profissão que passaram a admirar.
O próximo passo da turma é apresentar o feito para todos os colegas de 1ª a 4ª série do colégio. Eles aguardam as próximas aulas de inglês para traduzirem juntos cada palavra da carta, que já foi resumida para eles assim que chegou. De todo o conteúdo, não se recordam. Guardam apenas parte da última frase: “continuem em busca das estrelas”.
Saiba mais
As dicas da professora Ivelise para organizar o roteiro de estudo e de como pedir ajuda à instituição que possa contribuir com o conteúdo:
- A primeira dica é organização. O professor deve saber o que precisa ensinar e o que deseja que os alunos aprendam.
- Faça uma roda de curiosidades, por cerca de quatro dias, onde os estudantes possam demonstrar as suas dúvidas ou o que já sabem sobre o assunto.
- Prepare a aula, com base no que foi exposto pelas crianças.
- Separe períodos para levá-los à biblioteca e ao laboratório de informática.
- Separe mais uma aula e escrevam juntos uma carta e, então, envie para a instituição desejada.
Novamente, agradecemos pela carta de vocês. O interesse de vocês pelo programa espacial americano é apreciável. A Nasa deseja para vocês sucesso na aprendizagem escolar e continuem em busca das estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente