(Governo do Pará / Brazilian Space)A aluna da Escola Tecnológica de Icoaraci, Bárbara Hingredy, 16 anos, já está na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Junto com o professor de Geografia Jairo Gama, Bárbara viajou para São José dos Campos, interior de São Paulo, onde ambos participarão da abertura do evento, no Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA). Ela é a única paraense a integrar o grupo de 50 alunos participantes da competição.
Professor e aluna também participarão de debates e oficinas para divulgação do trabalho da Escola Tecnológica, e do ensino público em outros Estados. Bárbara falará sobre as bases educacionais para o ensino médio, e Jairo sobre políticas públicas, desenvolvimento da ciência e da pesquisa no Estado do Pará.
Durante a semana, alunos e professores visitarão o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), entre outras instituições.
Toda a programação será voltada ao setor espacial. Mudanças climáticas, foguetes, satélites e a conquista espacial serão temas abordados nas palestras e oficinas. Uma palestra ministrada pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes será um dos destaques do evento.
Os participantes da olimpíada foram selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Em 2010, participaram da olimpíada 800 mil alunos de 10 mil escolas. Podem participar da OBA alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente