11 de nov. de 2010

Exposição itinerante de fotos da Terra chega ao RS

(JC) Desde o mês passado 30 imagens da Terra tiradas por satélite começaram a percorrem algumas cidades na exposição Olho do Céu, organizada pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR)

Nesta quinta-feira, dia 11, a mostra será aberta às 17h na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento também comemora os 38 anos do Planetário da instituição.

Por meio de grandes fotografias a exposição mostra a interação entre a natureza e as mudanças causadas pelo homem. A compilação das imagens será exibida nesse formato pela primeira vez como parte do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011.

A mostra apresenta imagens da América do Sul e de várias regiões do mundo, no formato 2,60 metros x 1,60 metros. Câmeras supersensíveis registraram, por exemplo, a Terra à noite. Os mares de luz mostram as aglomerações populacionais e as grandes cidades. Os Andes, a mais longa cadeia de montanhas, que se estende por grande parte do continente sul-americano, também está registrado na exposição. A imagem vai do noroeste do Peru até o Cabo de Horns, o ponto mais meridional do continente.

Outra imagem mostra o Rio de Janeiro, aninhado entre o oceano Atlântico, a baía de Guanabara e o sopé da Serra do Mar. O Planetário do Rio de Janeiro foi o primeiro local a receber a Olho do Céu. Depois de Porto Alegre, onde a mostra fica até o próximo dia 30, ela será montada em São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e Manaus (AM).

As imagens apresentadas foram selecionadas por critérios estéticas. Elas trazem também importantes benefícios ao monitoramento ambiental e ao gerenciamento de catástrofes. O sensoriamento remoto dos satélites fornece informações contínuas, abrangentes e extensivas sobre a totalidade do sistema terrestre. Esses dados de observação são utilizados no estudo da atmosfera, das superfícies terrestre, dos oceanos e das camadas polares.

Por meio da exposição, a Alemanha se apresenta como um dos maiores centros mundiais em sensoriamento remoto de radar. O objetivo é despertar, principalmente nos jovens, o interesse pela ciência. O Olho do Céu é um presente do Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) aos parceiros brasileiros, no âmbito do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente