Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, museu inaugura exposição e promove uma discussão a respeito do patrimônio científico
(MAST / JC) O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) apresenta ao público, nesta quarta-feira (8/12), a nova exposição temporária: "Tesouros do patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil". A mostra, que reúne objetos de cinco instituições brasileiras, permitirá aos visitantes não apenas admirar, como também conhecer um pouco da história das instituições às quais os instrumentos pertencem e de seu patrimônio.
"A grande relevância dessa mostra se relaciona à socialização de coleções com pouca visibilidade pública, além de propiciar relações entre os acervos das mesmas e suas histórias institucionais", adianta Marcus Granato, coordenador de Museologia do Mast.
Entre os 46 objetos expostos, tem destaque o Altazimute Prismático, instrumento sob guarda do MAST, procedente do Observatório Nacional. Fabricado no Rio de Janeiro, no século XIX, o instrumento inventado pelo astrônomo francês Emmanuel Liais - diretor do Imperial Observatório entre 1870 e 1881 - era utilizado para determinar a altura dos astros com grande precisão. Foi agraciado com a medalha do mérito na Exposição Internacional de Viena e o diploma de Honra ao Mérito na Exposição Preparatória da Corte, em 1889.
"O Brasil possui um patrimônio científico e técnico muito significativo e que importa preservar, quer como fonte para a história da ciência, quer para a comunicação da ciência para o grande público. Nesse contexto, o que conhecemos hoje sobre o patrimônio cultural de C&T em nosso país é restrito e, em especial, instrumentos e equipamentos antigos já podem ter sido modernizados ou descartados em prol de uma busca por algo mais moderno, mais atual. Esta exposição reúne pela primeira vez uma mostra do patrimônio científico e tecnológico brasileiro para reconhecimento destes importantes testemunhos histórico-científicos da nossa memória", ressalta Granato.
Os objetos do "Tesouros do patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil" ficarão em exposição até junho de 2011, na ala direita do segundo andar do edifício sede do MAST, localizado na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão Rio de Janeiro - RJ. A entrada é gratuita.
"Tesouros do patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil" é fruto da cooperação entre instituições que participam de um projeto comum de controle e uniformização terminológica de coleções de objetos científicos em língua portuguesa, o Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa.
Pioneiro em sua natureza e metodologia, o Thesaurus tem como objetivo constituir um vocabulário extenso, produzindo uma terminologia comum e um glossário capaz de classificar e informar sobre acervos históricos das ciências 'exatas' e disciplinas relacionadas, como a matemática e engenharias. Durante a mostra, coleções das instituições portuguesas serão apresentadas através de multimídia.
O evento de inauguração da exposição contará com o lançamento dos livros "Coleções científicas luso-brasileiras: patrimônio a ser descoberto" e "Imagens da Ciência - O acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins".
O evento terá início com um seminário que reunirá especialistas europeus e brasileiros para debates em mesas redondas durante todo o dia.
A primeira, com início às 10h30, reunirá pesquisadores europeus da Université de Nice, do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e da Fondazione Scienza e Técnica de Florença em uma discussão a respeito da preservação do patrimônio científico.
A segunda mesa, às 14h, contará com relatos de profissionais de museus de ciência e instituições de ensino, como as universidades federais de Ouro Preto, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II e o Mast.
Todo o evento será transmitido em tempo real pela internet, no site www.mast.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente