(Público - Portugal) O eclipse de 4 de Janeiro começa às 6h40 e termina às 11h00 (hora de Portugal). No pico do eclipse, na zona que abrange o território, o Sol vai ficar tapado entre os 40 e os 60 por cento. A região da Escandinávia e da Rússia vai sentir o máximo do fenómeno. O centro de África e grande parte da Ásia vão também poder observar o eclipse.
O outro fenómeno observado em Portugal vai ser o eclipse total da Lua, quando a Terra tapar a luz do Sol que bate no satélite. O eclipse será dia 15 de Junho durante o nascimento da Lua, entre as 19h22 e as 23h22 (hora de Portugal). Parte do eclipse vai ser mais difícil de observar porque em Junho o Sol põe-se mais tarde.
Durante o ano vão acontecer mais três eclipses do Sol. O primeiro a 1 de Junho, que poderá ser observado na Ásia, América do Norte e Islândia. O segundo a 1 de Julho e o terceiro a 25 de Novembro, ambos terão menos assistência, já que se situam no pólo Sul. Nenhum destes três eclipses vai ser total.
Portugal vai perder o segundo eclipse da Lua por pouco. Dia 10 de Dezembro a Lua vai esconder-se entre as 11h33 e as 17h30 (hora de Portugal), desde a América do Norte, até à parte Ocidental da Europa. Mas quando chegar a Portugal, por volta das 17h30, já a Lua está a sair da zona de penumbra. É a Ásia que vai ter oportunidade de ver o fenómeno na sua totalidade.
Em 2012 o número de eclipses vai decrescer, serão dois solares e dois lunares
----
E mais:
Semana começa com o primeiro eclipse solar do ano (AFP/iG), com matérias similares no Terra, JB, Folha, Estadão, G1 , O Globo, R7, Veja, Correio Braziliense, Eternos Aprendizes e Física na Veia
----
Efemérides do eclipse para a espanha (meridi.es) (em espanhol)
----
ASSISTA AO VIVO:
- Israel Astronomy Society at Givatayim Observatory
- University of Barcelona’s Department of Astronomy and Meteorology
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente