10 de fev. de 2011

MAB Recebe Mais de 15 Mil Visitas por Ano


(Revista Espaço Brasileiro / Brazilian Space) Em 2004, o diretor do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) – hoje rebatizado de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)-, major-brigadeiro-do-ar Thiago da Silva Ribeiro, com os objetivos de resgatar e preservar a história da pesquisa aeroespacial desenvolvida pelo CTA e despertar vocações para a área de ciência e tecnologia entre jovens construiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Desde então, 15 mil pessoas de todo o país visitam anualmente o museu instalado em uma área de 175 mil metros quadrados, em São José dos Campos (SP).

“O MAB representa uma oportunidade impar de conhecer de perto a história e o resultado da pesquisa aeroespacial desenvolvida no Brasil”, diz a assessoria de comunicação do memorial. O acervo do MAB esta distribuído nos temas Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. No primeiro ambiente há curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto. Na área de Aeronáutica, estão expostas as primeiras e as principais pesquisas do CTA, incluindo motores e maquetes de ensaio em túnel de vento.

O ambiente de Defesa mostra itens pesquisados e desenvolvidos pelo instituto e pelas empresas Avibrás e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis. Há uma área relativa às Pesquisas Associadas onde estão expostas as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições, entre outros.

O local dedicado ao espaço apresenta maquetes dos foguetes da família Sonda e do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) em escala natural, semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo de giroscópio a fibra óptica, desenvolvido pelo instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA. Há um ambiente para exposição externa, onde é possível ver aeronaves de fabricação nacional.

Recentemente foi montada uma sala em homenagem ao fundador do CTA, marechal do ar Casimiro Montenegro Filho. Na sala está exposto o acervo pessoal do marechal, doado pela família, e um painel com fotos e textos que retratam um pouco de sua vida. Também está sendo criado um espaço interativo para que crianças e adolescentes possam acessar, por meio de computadores, informações sobre espaço, astronomia, aeronáutica e, ainda, simuladores de jogos relacionados à área aeroespacial.

O local conta, ainda, com o salão de exposição e auditório com capacidade para cem pessoas. Segundo a assessoria do museu, o MAB não promove eventos, mas há a intenção de se criar um espaço para exposições temporárias.

“O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) é muito importante na vida dos Joseenses e de tantos outros que visitam a cidade. É um incentivo à cultura, à ciência e ao trabalho de tantas pessoas que, na época de sua criação, eram consideradas como loucas e que com o tempo se provou totalmente o contrário. Foram essas pessoas que transformaram a cidade no que é hoje. O MAB faz parte da história de São José dos Campos e de seus moradores”, diz Rafaela Borges, 21 anos, visitante do Memorial.

A divulgação do Memorial é feita por meio de folderes, mídia e internet. O MAB tem parceria com o Conselho Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, que inseriu o memorial no City Tour, que percorre vários pontos turísticos da cidade.

As visitas ao museu são gratuitas. De terça à sexta o MAB está aberto à visita de escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior, de instituições, de grupos e de delegações e o horário deve ser pré-agendado. Aos sábados, domingos e feriados a visitação é pública, das 9h às 16h45 e não há necessidade de agendamento prévio.

Serviço:
Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941
Parque Martim Cererê - São José dos Campos (SP)
Telefone: (12) 3947-7844/3046/6014
E-Mail: acs@cta.br

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente