28 de fev. de 2011

Nota de Falecimento: Helga Szmuk


Faleceu no último fim de semana a astrônoma amadora Helga Szmuk. Nascida na Áustria e já aposentada, morando no Brasil, era frequentadora assídua de eventos astronômicos, inclusive em outras partes do mundo onde fez muitos amigos, alguns deles partes importantes da história da ciência no século XX.

Lúcida, sábia, motivadora... não cabem aqui todos os adjetivos desta mulher que encantou a todos com suas estórias, suas experiências, suas amizades e sua intimidade com o céu.

Helga será cremada, sem qualquer cerimônia. A pedido dela, suas cinzas serão jogadas ao mar.

----
Autobiografia de Helga Szmuk aqui

Artigo Revista Rio Total
----
Depoimento de José Carlos Diniz (REA/CANF/NGC51):

"Recebi com imensa tristeza a notícia do falecimento da amiga Helga... nesse momento vem-me a mente o nosso primeiro encontro na Texas Star Party. Estimulado e auxiliado pelo seu entusiasmo la compareci .

Helga conhecia todo mundo e a todos me apresentava com alegria. Convivemos por uma semana sob aqueles céus e ainda agora , emocionado, escuto sua voz vinda da escuridão à minha procura: Dinixxxxx !!! Onde esta voce??? Ela pouco enchergava de um olho e nada do outro, mas pacientemente todos mostravam a ela seus telescópios e ela embevecida olhava, olhava, até distinguir o objeto, e de lá saía como uma criança, alegre e feliz por mais uma visão do Universo. Não tinha papas na lingua, do alto de sua experiencia e vivencia , dizia o que queria , na lata , sem rodeios, mas era suave nas relações e fraterna nas amizades.

Lutadora, nunca esmorecia diante dos obstáculos e ria das dificuldades. Usava letras grandes no computador para continuar a se comunicar. Participava de um monte de listas. Membro do Eclipse Chasers , ríamos quando ela contava que John Dobson dormira na sua casa. Conheceu e conviveu com um número enorme de celebridades da sua grande paixão, a astronomia. Dava aulas de ingles, nadava e só tinha oitenta e tantos anos ! Um exemplo. Suas histórias de vida eu as ouvia boquiaberto, era uma enciclopédia !

Era a primeira a reconhecer trabalhos dos colegas e seu entusiasmo era contagiante.

Hoje, triste, sinto saudades do pouco tempo vivido com Helga e choro sua perda que não é só minha, mas de toda a astronomia.

Adeus, amiga Helga. Ainda guardo comigo o Nescafé da primeira viagem..."

----
Vídeo do acervo do Grupo de Estudos de Astronomia do Planetário da UFSC (GEA) em que aparece Helga Szmuk na ocasião do eclipse solar de 3/11/1994 observado do Brasil, junto com o lendário John Dobson.

3 comentários:

  1. Não a conheci pessoalmente, mas era como se assim fosse. Troquei diversos emails com a Helga ao longo dos últimos dez anos. Uma grande pessoa. Voltou a ser poeira de estrelas.

    ResponderExcluir
  2. nos 90s a amiga da minha prima imprimiu paginas de astronomia pra mim e la estava helga rio total depois li biografia etc too

    ResponderExcluir
  3. ela dizia que viena devia pensao a ela por nao ter infancia mas na epoca era o comum e nem por isso as gentias ganhavam mesmo no lar etc ainda assim era das poucas jews que eu queria ter conhecido

    ResponderExcluir

Comente