23 de fev. de 2011

Portugueses montam exposição dos 50 anos da NASA

Um grupo de portugueses está na origem de uma exposição sobre os 50 anos da agência espacial norte-americana, a NASA, que está patente até Novembro na Suécia e que vai percorrer vários países europeus nos próximos seis anos.

(DN - Portugal) "É uma exposição que abrange toda a história da NASA e não só, em que os visitantes entram na exposição como se estivessem a entrar num foguetão", explicou à Lusa José Poeiras, produtor da exposição, organizada pela empresa holandesa John Nurminem Events. A exposição "NASA, a human adventure" ("NASA, uma aventura humana") foi concebida por José Poeiras e por José Araújo em conjunto com um americano que trabalhou nos cenários dos filmes da saga Star Wars. Tem ainda cenografia do português Éric da Costa, que trabalhou com o ator António Feio.

A exposição dá a conhecer pela primeira vez tecnologias originais cedidas pela NASA e réplicas em tamanho real, executadas por americanos que, em conjunto com painéis explicativos, são suportados por estruturas em madeira e fibra de vidro concebidas pelas empresas portuguesas Leonel Bicho e Guliver.

"Para a montagem da exposição, durante dois meses, levei uma equipa maioritariamente constituída por portugueses", afirmou o produtor. A exposição reúne mais de duas centenas de peças da NASA, entre originais e réplicas, que contam a história da agência espacial nos últimos 50 anos.

Numa área de mais de dois mil metros quadrados, o visitante fica ainda a conhecer os visionários que tiveram o sonho de ir à lua, a começar por Júlio Verne, a história da corrida ao espaço disputada por russos e americanos e projectos actuais desenvolvidos pela NASA, como por exemplo o de levar turistas ao espaço. A exposição foi inaugurada no final de Janeiro na Suécia, onde vai ficar patente até 6 de Novembro e vai percorrer nos próximos seis anos vários países europeus, sem incluir Portugal.

----
Vídeo:


----
Matérias similares no Ciência Hoje - Portugal e AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente