
Na imagem acima, filamento de suposta bactéria fossilizada no meteorito Ivuna
Hoover estudou fragmentos de vários tipos de meteoritos condritos carbonáceos, que podem conter níveis importantes de água e material orgânico. Nos fragmentos ele alega ter encontrado criaturas com aspecto de bactéria que chamou de "fósseis indígenas", que acredita terem se originado fora da Terra e não após a queda do meteorito no planeta.
Richard Hoover anexou ao artigo fotos nas quais aparecem formas similares a vermes."Estas bactérias fossilizadas não são contaminantes para a Terra. São restos fossilizados de organismos vivos que existiram em corpos celestes similares aos deste meteoro, como cometas, luas e outros", destaca.
A notícia gerou, ao mesmo tempo, entusiasmo e ceticismo na comunidade científica. Cem especialistas analisam a descoberta, de acordo com o pesquisador. "Dado o caráter controverso da descoberta, convidei 100 especialistas e enviei uma convocação geral para que 5.000 cientistas revisem o artigo e façam uma análise crítica", afirmou Hoover.
Os estudos que afirmam que os meteoritos podem conter micróbios extraterrestres não são novos e despertaram grandes debates sobre como poderia existir vida no espaço e como e onde a vida poderia ter se originado no universo.
----
Matérias similares no Terra, Veja, Yahoo, Estadão, Inovação Tecnológica, Correio Braziliense, DN - Portugal e Público - Portugal
----
----
Análise no AstroPT
----
E mais:
Cientistas contestam descoberta de bactérias extraterrestres (BBC / Terra), com matérias similares no G1, Folha, iG, UOL, R7, Veja, Yahoo, Inovação Tecnólógica, Ciência Hoje - Portugal e Público - Portugal
----
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente