17 de abr. de 2011

50 Anos do Voo de Gagarin - Curiosidades

(LIADA)

- A caminho da cápsula Vostok 1, foi feita uma parada obrigatória e imprevista: Yuri Gagarin precisava urinar! Desde então, todos os cosmonautas russos cumprem rigorosamente este ritual.

- Instalado na cápsula e colocado o capacete, os encarregados da logística se deram conta que o capacete estava totalmente branco. Buscaram e conseguiram tinta e escreveram nele as siglas da União Soviética, CCCP.

- Suas primeiras palavras em órbita foram: "Vejo a Terra... é tão bonito!"

- Outra frase célebre do cosmonauta é: "O céu parece muito, muito escuro e a Terra tem um tom azul. Das alturas do cosmos, a Terra é vista claramente, se distinguem as ilhas e a costa e claramente as montanhas."

- Uma camponesa foi a primeira pessoa a ver Gagarin após o seu desembarque. "Você veio do espaço sideral", perguntou o mesmo. "Certamente, sim." Gagarin disse que, para acalmar a camponesa, ele se apressou em dizer: "Não se assuste, eu sou Soviético."

- Nikita Khrushchev, o então líder soviético, tinha dois discursos preparados, um para o caso de falhar e, caso fosse um sucesso. Ao receber o telefonema de Sergei Korolev: "Ele está vivo!" descartou o primeiro.

- Um legado que Gagarin nos deixa são as palavras que ele falou numa conferência "... circundando a Terra na nave fiquei maravilhado com a beleza do nosso planeta." Pessoas do mundo ... Vamos preservar e valorizar essa beleza, e não destruí-la!... "

- A Gagarin tem sido atribuída a frase "Não vejo nenhum Deus aqui em cima." No entanto, estas palavras não aparecem em nenhum lugar das gravações dos contatos de Gagarin com o centro de controle durante o vôo. Em 2006, foram entrevistados o coronel Petroy Valentin, que era um amigo próximo de Yuri Gagarin. Petroy disse que o coronel Gagarin nunca dissera essas palavras, e que originou a frase do discurso de Nikita Khrushchev perante o Comitê Central do Partido Comunista soviético, onde a propaganda anti-religiosa estava sendo discutida. Numa parte do discurso de Kruchev disse: "Gagarin viajou ao espaço, mas não vi Deus lá." Dessa frase logo se atribuiram a Gagarin.

- Algumas teorias afirmam que Vladimir Ilyushin teria sido o primeiro homem no espaço, lançado num vôo de cinco dias antes de Gagarin, mas devido a uma falha, a bordo do navio, ele caiu em território chinês, sofrendo alguns ferimentos e permanecendo depois hospitalizado num hospital chinês para posterior repatriamento para a URSS. O constrangimento que isso causou para a União Soviética, seria o estopim para o acobertamento.

- Diz-se (não se sabe se para aumentar a dimensão humana de Yuri Gagarin), que poderia se salvar do caça Mig-15 em que ele estava voando, se tivesse sido expulso da mesma. Mas o avião cairia numa área povoada e ele preferiu desviar o suficiente para não causar vítimas entre os aldeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente