21 de abr. de 2011

GaeA 2 anos: em busca da excelência

21 de abril e completamos mais um ano de atividades. Conseguimos alcançar muitas coisas, apesar dos obstáculos que alguns oportunistas teimaram em (tentar) colocar. Tivemos momentos chatos e até tensos, causados por aqueles que pensam que o planeta Terra gira ao redor de uma estrela chamada "ano eleitoral". Em 2010 bateram em nossa porta algumas criaturas dispostas a ajudar o GaeA com recursos e o escambau, a velha lenga-lenga daqueles que, sabendo como arranjar verba pública por vias mais fáceis, se acham no direito de mandar e desmandar.

Triste engano. Falando em carioquês, demos linha na pipa para ver até onde eles iam, fazendo de conta que somos ingênuos e que precisamos estar subordinados a algum parasita de repartição. A linha foi esticando, esticando... até chegar a hora de rebobinar. A linha estava com cerol, e dos bons. E fez cortes e arranhões em quem tinha que machucar.

Perdoem o desabafo, mas tentar difundir ciência num país como este, onde reinam oportunistas de plantão, é uma tarefa hercúlea. Sentimos na pele as dificuldades, mas não desistimos porque seria medíocre demais nos sujeitarmos a pessoas com essa postura. Só porque sabem o caminho das verbas públicas, onde está o dinheiro para tornar viáveis nossos projetos, se acham no direito de dizer o que devemos ou não fazer dentro da instituição que nós próprios criamos.

Não seremos hipócritas em dizer que nunca vamos pleitear verbas públicas para realização de nossas atividades e projetos. Estamos em fase final nos procedimentos burocráticos para estarmos aptos a pleitear tais verbas, mas o GaeA nunca será moeda de troca ou palanque eleitoral pra conseguir o que quer.

Sem depender desses pactos malditos e incovenientes conseguimos sobreviver com doações espontâneas de pessoas que realmente viram no nosso trabalho uma postura séria. Não pediram nada em troca, nem sequer algum espaço de direito em nossas páginas para propaganda. Não são politicos nem parasitas funcionais. Graças a vocês conseguimos obter nossos novos equipamentos, entre eles:

- Um telescópio ETX;
- Um telescópio dobsoniano;
- Um telescópio solar;
- Um projetor multimidia para palestras e atividades.

Isso é só para mostrar que o GaeA não vive de favores para desenvolver ou realizar seus objetivos. Fomos juntando as doações, esperando pacientemente chegar a determinado montante para adquirirmos os equipamentos. Ai se dependêssemos dos oportunistas!

Bom, chega de desabafo. Foi um ano difícil, mas estamos aqui. Os momentos árduos foram ofuscados pelas dezenas de comentários positivos sobre o nosso trabalho. Por exemplo, lançamos um serviço de notícias de Astronomia e Astronáutica, presente em pelo menos 6 listas de discussão do Brasil e América Latina. Trata-se de uma compilação de assuntos das ciências do espaço publicados em diversos veículos de comunicação, entre eles jornais, TVs e blogs do Brasil e de Portugal.

No Twitter damos ao nossos seguidores links sobre notícias de Astronomia e alertas das últimas descobertas astronômicas, às vezes quase em tempo real, recém saído do forno.

Estamos concluindo a programação de atividades públicas experimentais de observação do céu, a começar por Fortaleza e, após aparar as arestas, espalhar pelo resto do Brasil. Tais atividades começaram a ser esboçadas há cerca de um ano e meio, após várias discussões e testes com público de vários matizes.

Está quase concluída a estrutura para captação de membros e associados, prevista para início nos próximos meses. Enfim, estamos buscando a excelência na difusão da Astronomia.

Agradecemos a todos os nossos parceiros, em especial aos nossos colegas portugueses, que estão dando um voto de confiança em nosso trabalho e nos oferecem espaço para tal. Agradecemos a todos os colegas e membros de instituições astronômicas ou educacionais que abriram suas portas para acomodar algumas de nossas atividades, já que não temos sede própria. Agradecemos também àqueles que permitiram enriquecer nossas páginas divulgando as diversas atividades que fazem regularmente por todo o país.

Por fim quero agradecer aos sócios e colaboradores, que mesmo com rotina adversa, se dispuseram a ajudar no que fosse preciso, sem prejudicar o ritmo de trabalho do GaeA.

Demos graças a Deus por ter permitido chegarmos até aqui, e que Ele permita dar continuidade em tudo que criamos e pretendemos.

Ia me esquecendo: quero parabenizar aos oportunistas por terem tentado. Quem sabe numa próxima vez. Talvez ano que vem, já que não teremos eleições este ano...

Parabéns GaeA por mais um ano de vida.

Claúdio Azevedo (coordenador geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente