19 de abr. de 2011

Ponto luminoso no céu de Erechim seria Estação Espacial, diz professor

Laboratório fica a 350 km da Terra e pode refletir a luz do sol




(Correio do Povo / Gaz) O ponto luminoso que apareceu em Erechim na noite de domingo seria Estação Espacial Internacional que estava se deslocando naquele momento. A informação é do professor José Eduardo Costa, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O fato suscitou interesse da população do município e até um vídeo do suposto Objeto Voador Não Identificado (Ovni) foi feito.

Segundo Costa, o laboratório mede aproximadamente 109 m de comprimento por 51 largura e fica a 350 km da Terra. “Dependendo da posição (da estação) no céu, ela pode refletir a luz do sol e parecer um objeto muito brilhante”, explicou. Cada volta dura aproximadamente uma hora e meia e, quando ela é vista, a passagem dura entre um e seis minutos, em média.

Só na Capital, a estação pode ser vista praticamente todos os dias passando pelo céu. A posição da Terra, no entanto, faz com que o brilho mude bastante e nem sempre a visibilidade seja boa. “Algumas pessoas acompanham a passagem do satélite pela internet para saber quando poderão ver”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente