13 de abr. de 2011

Vila Antiga, novo espaço em Campinas, une educação e cultura

No local vão ter cursos, museu, restaurante e observatório


(Campinas.com.br) Campinas vai ganhar um lugar que une cultura, educação, formação de valores e diversão. A Vila Antiga, um projeto da Fundação de Desenvolvimento Humano Douglas Andreani, com inauguração marcada para o início de abril, é um espaço integrado, que além de oferecer cursos para a formação de professores de educação infantil dentro da filosofia da Pedagogia dos Sentidos, e atividades para crianças, valoriza e prioriza a preservação cultural e resgate da cultura antiga do ‘tempo dos pais e avós’, oferece cursos também para adultos e uma série de atrações aos visitantes, como um museu de carros Ford, restaurante e até um observatório que terá uma das maiores lunetas do Brasil.

Carlos Andriani, diretor executivo da FDA, explica que o principal objetivo da Vila Antiga é a formação de professores. “O projeto nasceu do estudo da causa primária dos problemas sociais da sociedade, que encontrou a ausência de valores na escola. A partir deste ponto ficou claro que uma escola sem projeto pedagógico adequado e professores preparados, a educação estaria contribuindo para os problemas da sociedade”, argumenta. Este é o carro-chefe do espaço, que também abriga a sede da Associação Nacional de Professores do Ensino Infantil (Anapei).

Andriani explica que a Vila Antiga é inspirada em um projeto da Coréia do Sul. A Folk Village instalada a 30 quilômetros da capital Seul faz um trabalho forte com as crianças. "As escolas circulam pelos museus e os diferentes ambientes da cultura e vi que isto poderia ser replicado no Brasil. Entendi que era necessário contribuir para a preservação de nossos bens culturais e na minha mente vinha a minha infância, vendo as senhoras tecendo o fio, fazendo cobertas, produzindo cerâmica, no engenho vendo a produção do açúcar mascavo etc. E tudo isso me encantava. A inspiração surgiu como uma sensação de ter que fazer algo semelhante, guardando uma outra ordem de grandeza, talvez, em função do meu mestrado em Educação”, afirma.

Mil atividades
São diversas atividades integradas no local, que a partir de 9 de abril passa a receber alunos e visitantes para participar dos cursos e oficinas educativas e lúdicas nas mais diversas áreas.

O projeto possui um fio condutor que é o "estimular o indivíduo para olhar para dentro de si mesmo", que significa buscar outros valores que não são aqueles propagados pela sociedade. Portanto, a Vila Antiga também é um centro de formação de caráter e vai receber alunos de todas as escolas da cidade (públicas e particulares) para participar das cerca de 30 oficinas oferecidas para crianças e jovens. Os adultos também serão contemplados com três oficinas específicas.

Entre as muitas atrações do lugar estão um observatório astronômico com a quarta maior luneta do Brasil, o planetário, restaurante com comida de fazenda, engenho para produção de açúcar mascavo, fábrica de instrumentos musicais, sala de filosofia (para reflexão), sala escura (para trabalhar os sentidos), sala de história antiga (com objetos e um painel da linha do tempo de 23 metros de comprimento), sala de neurociência (energia eletromagnética do corpo), casa mineira (trabalhar com a saúde através de produtos naturais, como chás e ervas), oficina de hortaliça (cultivo de hortas), oficina da uva (suco de uva e vinho), ferro à moda antiga e madeira, oficina de caligrafia, e várias outras atividades que serão implantadas no decorrer deste ano.

Os transportes também ganham destaque, com passeio de troles puxados por cavalos e a Oficina do Ford, um museu do automóvel com 60 modelos antigos da marca, incluindo o lendário Ford T.

No local haverá ainda uma loja com materiais didáticos e pedagógicos para os professores, produtos das oficinas e itens da fazenda, como o doce de leite, queijo, pimentas, panelas de cobre, artesanato mineiro e vários outros nesta linha.

O espaço de 12 mil metros quadrados já ficou pequeno para tantas atividades e a prefeitura de Campinas cedeu mais 26 mil metros quadrados em uma área anexa para abrigar as novas construções, hortas, pomar, plantações de ervas medicinais, cana, milho, algodão, café e outras culturas que serão integradas com as oficinas. As crianças vão poder acompanhar os ciclos destes cultivos desde o plantio até o produto final.

No caso da cana-de-açúcar, por exemplo, os pequenos acompanharão o ciclo até a fabricação do açúcar mascavo, produzido no engenho de mais de 30 anos vindo do Ceará e que está sendo instalado no local pelo “Seu” Raimundo, um homem de 71 anos que veio para Campinas junto com o engenho e está na cidade há mais de três meses para a instalação e construção do forno que começará a funcionar no fim do ano.

Como o moinho, várias construções vieram de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso. Casas foram desmontadas e trazidas para Campinas onde foram reconstruídas do mesmo jeito de onde estavam instaladas em suas cidades de origem e, na Vila Antiga, terão a mesma função. Como a Casa Mineira, um local que vai abrigar uma casa de chás com fogão a lenha, onde as crianças vão ter oficina para conhecer os usos das plantas medicinais.

Futuro
Esta é a primeira Vila Antiga do país, mas existem projetos para mais quatro, uma delas em Fortaleza, e as outras três estão em estudo. Onde houver uma unidade da Vila, serão trabalhados cinco valores: amor (colocar o outro em primeiro plano), paz (aceitar o diferente), verdade (o que flui da consciência), ação correta (o que flui da consciência é o que você faz) e não violência (não aceitar violência, mas ser amoroso com quem é violento).

Após três anos de obra, Andriani afirma que ela está apenas na segunda etapa do projeto. “A metade já está concluída e a partir de agora podemos falar com mais propriedade sobre a formação de caráter, porque já está funcionando o Centro de Formação de Professores da Escola Infantil. São os instrumentos para atuar na formação de caráter infantil.”

A Vila vai gerar mais de cem empregos. A expectativa é de receber um público de cerca de 1.500 pessoas aos fins de semana logo após a abertura.

Haverá uma taxa cobrada na entrada, mas todos os recursos gerados serão revertidos para o próprio projeto.

Histórico
A Fundação Douglas Andreani, com sede em Fortaleza, foi criada para contribuir com a educação e com a gestão de liderança baseada em valores. Nos últimos 10 anos, contribuiu com o Sistema de Gestão da USP-Esalq em Piracicaba-SP, com a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba-SP, e nos últimos sete anos vem atuando na gestão de escolas voltadas para a educação infantil.

Atualmente a fundação atende 2.700 crianças em cinco escolas, além disso, também possui a faculdade Douglas Andreani e mantém cursos de pós-graduação gratuito para negros e indígenas.

Serviço:

Vila Antiga
Local: Rua Araçandiva, 401, Bairro Alphaville (extramuro). (19) 3739-6426
Data de abertura: 9 de abril
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 23 horas.
Domingos, das 8 às 17 horas

----
Prefeitura inaugura Observatório Astronômico no Vila Antiga (Prefeitura de Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente