11 de abr. de 2011

«Yuri’s Night» celebra os 50 anos da primeira caminhada no Espaço

Instituto Superior Técnico apresenta programa com cinema, música e exposições



(Ciência Hoje - Portugal) O Instituto Superior Técnico (IST, Lisboa) vai assinalar os 50 anos da chegada do primeiro homem ao espaço numa iniciativa realizada no âmbito da «Yuri’s Night» que inclui exposições, cinema e um concerto com temas espaciais. Este é o segundo ano em que o Técnico e a Rádio online universitária Zero se associam para assinalar a entrada em órbita do russo Yuri Gagarin, a 12 de Abril de 1961, naquele que foi o primeiro passeio de um humano pelo espaço.

Amanhã, entre as 10h00 e as 18h00, decorre no auditório do Complexo Interdisciplinar um seminário de entrada livre sobre a contribuição portuguesa para o Espaço, com convidados da indústria espacial e da universidade.

No hall do Pavilhão Central há uma exposição que inclui imagens de Marte e a exibição em permanência de vários filmes sobre o espaço. Já à noite, a Associação de Estudantes transmite a estreia mundial do filme «First Orbit», do britânico Christopher Riley, reconstituindo o voo de Yuri Gagarin, realizado com imagens obtidas a bordo da Estação Espacial Internacional. A celebração deste dia termina com um concerto feito de “temas espaciais”. Durante todo o dia 12 a Rádio Zero dedicará uma emissão especial ao Espaço.

Esta celebração decorre em paralelo com outras festas «Yuri’s Night» espalhadas pelo mundo, locais e descentralizadas, que têm em comum o “desejo de celebrar a humanidade no espaço e incentivar a juventude a virar os seus olhos sonhadores em direcção às estrelas”, referem os organizadores do evento num comunicado.

Em Portugal, a festa é realizada em cooperação com a organização do centenário do Instituto Superior Técnico, o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e o Centro de Recursos Naturais e Ambiente.

Há meio século, Yuri Gagarin chegou ao espaço ligado ao planeta por um frágil “cordão umbilical” entrelaçado pela ciência e a tecnologia. Foi um passeio de 108 minutos que iniciou a caminhada da humanidade fora do seu planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente