11 de mai. de 2011

Alinhamento planetário ao amanhecer



(CAUP - Portugal) Se acordar meia hora antes do Sol nascer e olhar para este (nascente) poderá ver um bonito alinhamento planetário: Mercúrio, Vénus, Marte e Júpiter juntos numa região do céu com 10º graus de diâmetro - ou seja, se esticarmos um braço e fizermos um punho com a mão, podemos esconder os quatro planetas.

A melhor manhã para vermos o alinhamento será a manhã do dia 11 de maio, pois Vénus e Júpiter estarão muito próximos - estarão apenas separados por 1/2º (podemos esconder os dois planetas atrás de um dedo). Vale a pena espreitar o céu, pois Vénus e Júpiter estão muito brilhantes. Vénus é visível já depois do Sol nascer, é apenas necessário perceber para onde devemos olhar.

Ao longo do mês de maio, este quarteto de planetas voltará a arranjar diferentes formas no céu da madrugada. A 13 de maio, por exemplo, Mercúrio, Vénus e Júpiter formarão no céu um triângulo brilhante - quase equilátero. A 20 de maio, um novo triângulo surgirá, mas agora os vértices serão Marte, Vénus e Mercúrio. Embora Marte não esteja muito brilhante, a sua cor avermelhada facilita a sua identificação. A 30 de maio, a Lua irá juntar-se a este conjunto e poderemos vê-la em fase de quarto minguante.
----
E mais:
‘Fileira’ de planetas (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)

Um comentário:

  1. estou vendo este post no dia 19 de Dezembro será que ainda consigo ver o alinhamento?

    ResponderExcluir

Comente