Público poderá ver explosões e manchas solares
(Campinas.com.br) Depois que a Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou novas fotos do Sol, na segunda-feira, 9 de maio, também será possível observar o astro no Estelarium Durval Ribeiro, localizado na Vila Antiga, em Campinas, onde está instalado o primeiro telescópio especial solar H-Alfa de grande porte acessível para o público. Com este equipamento, as pessoas vão poder ver as explosões solares, que são dezenas de vezes maiores do que o planeta Terra. Com um outro telescópio também poderão conferir as manchas solares.
A atividade de observação do Sol começou neste sábado, 14 de maio, das 11 às 15 horas, e vai ocorrer em todos os fins de semana, também aos domingos no mesmo horário. Aos sábados, o público ainda pode observar a Lua e o planeta Saturno, das 18h30 às 22 horas.
Segundo o astrônomo coordenador do Estelarium, Júlio Lobo, a proposta é desenvolver um trabalho educacional voltado para o público em geral. Durante a semana, as atividades são exclusivas para os alunos das escolas com visitas pré-agendadas.
O Estelarium abriga o observatório astronômico Nelson Travnik, o segundo da cidade, e possui a quarta maior luneta do Brasil e a segunda maior do Estado. É composto ainda por um observatório, um mirante, uma sala de filosofia e exposição e uma sala de astronomia. Para o segundo semestre do ano está prevista a inauguração de um planetário de última geração, o primeiro com LEDs e projeção digital. Também haverá oficina de construção de telescópio e um sismógrafo educacional.
O funcionamento do espaço está ligado às condições climáticas: se estiver chovendo ou nublado, prejudica a observação do céu, e, portanto, o espaço não abre neste caso.
Além de fazer um trabalho didático, o astronônomo Júlio Lobo tem um objetivo mais abrangente: despertar na população o desejo de conhecer a fundo a astronomia. “Nós queremos resgatar a percepção de que o homem tinha do céu e foi perdendo com o tempo, incentivar a comprar equipamentos, fazer cursos sobre o assunto, olhar mais para o céu e observar as estrelas. Despertar a curiosidade e o interesse do adulto e da criança para o saber do firmamento é uma constante do projeto”, explica.
Ainda segundo o astrônomo, a iluminação pública, doméstica e industrial e a poluição interferem na iluminação do céu, ofuscando a Via Láctea e as constelações menores. “É por isso que quando as pessoas se afastam da cidade e, consequentemente, da poluição e vai para o campo ou deserto, elas conseguem enxergar melhor o cosmo", afirma.
Para ele, o novo espaço também deverá atrair mais visitantes ao Observatório Municipal Jean Nicolini, em Joaquim Egídio, fundado em 1977. “A acessibilidade é um dos diferenciais da Vila Antiga, ou seja, as pessoas podem vir de ônibus, conhecer o Estelarium, observar os astros, ter contato com a astronomia e aí, para uma observação com menos interferência da poluição, elas vão para o Observatório Municipal, que é mais afastado. Um vai complementar o outro”, reforça.
Nos horários de funcionamento do Estelarium, também haverá serviço de alimentação no restaurante da Vila Antiga e degustação de vinho na adega instalada no local.
Serviço:
Observação do Sol, da Lua e do Planeta Saturno Local: Estelarium Durval Ribeiro, na Vila Antiga. Rua Araçandiva, 401, Alphaville (extramuro), Campinas
Horário: para observação do sol, aos sábados (a partir do dia 14 de maio) e domingos, das 11 às 15 horas. Observação da Lua e Saturno, apenas aos sábados, das 18h30 às 22 horas
Entrada: R$ 10 (adulto) e R$ 5 (criança)
Agendamento: (19) 9405-0716
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente